20th Dec 2013

  1. Sign in
    1. Anteontem, vi “Kene Yuxi, as Voltas do Kene” (2006, de Zezinho Yube), documentário que, inicialmente focado numa comparação de traçados têxteis entre diferentes tribos indígenas, revela-se um poderoso testemunho de sobrevivência, mostrando índios renegando as suas crenças quando começam a freqüentar igrejas evangélicas. O diferencial neste filme é que o diretor pertencia, de fato, ao contexto abordado no roteiro, conhecendo profundamente os efeitos negativos daquelas rejeições culturais... No dia posterior, vi um filme ainda mais fascinante: “As Hiper-Mulheres” (2011, de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto & Leonardo Sette - vide foto), sobre um ritual de fecundação no qual as mulheres conduzem as principais atividades, principalmente no que tange à transmissão geracional de determinados cantos encantatórios... E, como não poderia deixar de ser, fiquei em transe: o filme é genial e combatente! Ao chegar em casa, por pura coincidência, assisti, na TV, a “O Último Kuarup Branco” (2008, de Nilson Villas Bôas), produção vergonhosamente condescendente que detém-se privilegia os ancestrais do diretor, que implementaram uma reserva indígena que reuniu diversas tribos outrora rivais. A homenagem não é indevida, claro, mas o modo como os depoentes insistem na condição de [b]débito[/b] por parte dos índios sobreviventes aos caraíbas diplomáticos me irritou deveras. Estou encantado pela diversidade indígena brasileira! WPC>

More from pseudokane3_5

  1. 19pseudokane3_5
  2. 18pseudokane3_5
  3. 17pseudokane3_5
  4. 16pseudokane3_5
  5. 15pseudokane3_5
  6. 14pseudokane3_5
  7. 13pseudokane3_5
  8. 12pseudokane3_5
  9. 11pseudokane3_5
  10. 10pseudokane3_5
  11. 9pseudokane3_5
  12. 8pseudokane3_5
  13. 19pseudokane3_5
  14. 18pseudokane3_5
  15. 17pseudokane3_5
  16. 16pseudokane3_5
  17. 15pseudokane3_5
  18. 14pseudokane3_5
  19. 13pseudokane3_5
  20. 12pseudokane3_5
  21. 11pseudokane3_5
  22. 10pseudokane3_5
  23. 9pseudokane3_5