Avatar valdas

25° dia de erupção

...

Apesar de muitos acharem que a erupção do vulcão do Fogo terminou ,o certo é que no terreno continua-se a viver momentos de temor. Ontem as lavas vindas de Monte Saia tomaram a direcção de a Ilhéu de Losna colocando em perigo algumas habitações ,chegando a ameaçar terreno de videira e bloquear a estrada alternativa a Portela, conforme avançou a equipa da Universidade de Cabo Verde

Vera Alfama, que coordena a equipa que neste momento está a monitorar a erupção vulcânica, disse que esta frente avançou muito nas últimas 12 horas .Pois estava a avançar um metro em cada dois minutos ou seja trinta metros por hora. Perante esse cenário a população de Ilhéu de Losna retiraram seus bens. Pois sabem que fora da comunicação social , as lavas continuam a avançar e a destruir lentamente o que lhes pertence . E ontem essa frente estava aproximadamente a 500 metros da propriedade agrícola, mas pode também atingir a estrada o que, caso vier a acontecer, vai cortar esta via alternativa a Portela.

A localidade de Ilhéu de Losna é uma das principais propriedades de cultivo de videira em Chã das Caldeiras. As frentes de lavas anteriores tinham consumido uma vasta área de cultivo, sobretudo de feijão-congo, mandioca e batata, e uma pequena área de cultivo de fruteiras, videira e macieira, sobretudo




On December 19 2014 at Tours, Centre, France 95 Views



Avatar valdas

Valdas On 19/12/2014

Cabo Verde, país de portas abertas para o Brasil é destaque no Globo Repórter 19 Dezembro 2014

Cabo Verde "o arquipélago mágico e um país de portas abertas para o Brasil”. É este o destaque do programa Globo Repórter que vai para o ar esta sexta-feira, 19, no canal Rede Globo de Televisão, com sede na cidade do Rio de Janeiro - a maior organização televisiva do Brasil e uma das maiores do mundo.

O programa, que regista um dos maiores índices de audiência no Brasil, faz uma viagem pelas nossas terras que tem "mar de um azul intenso, praias de um cinza vulcânica, onde se pode fazer mergulhos em águas transparentes e com um povo que fala português".

Retrata essas nossas dez ilhas "como o pequeno Sahara: um deserto formado por grãos que atravessam o oceano, um lugar onde " falta água", mas "chove areia". E como não poderia deixar de ser o Globo Repórter evidencia também as nossas praias como berçário das tartarugas gigantes e destaca a delicada operação que as nossas gentes e ONG’s fazem para salvar a espécie.

(continua)


Avatar valdas

valdas On 19/12/2014

(continuação)




O "Homi Grandi" na ilha do Fogo, que acordou 19 anos depois para mostrar o seu poder, também cativou a atenção dos repórteres do canal brasileiro. Neste item o programa propõe mostrar "as últimas imagens de um paraíso que acaba de ser destruído por um vulcão. Os repórteres do Globo Repórter escalam a montanha e chegam ao topo da cratera que - semanas depois - destruiu o povoado".

Mas há mais. "As uvas do fogo. O homem que teve 46 filhos. E a incrível história do cabo-verdiano que deixou uma filha no Brasil e veio a reencontrá-la 30 anos depois" são anunciados como chamariz para mostrar aos brasileiros um pouco da nossa forma de ser, nossas gentes, histórias, conquistas e desalentos. É um pequeno resumo de Cabo Verde, país de portas abertas para o Brasil e para o mundo.

- Fim -

(Extraido de A Semana)




valdas

Favorite valdas

male - 09/02/1933 (81 years old)
743 Photos
Tours, Centre, France



1 Favorites Groups »


Flash of valdas

  • 7_flordmanaca
  • 1974_susiloff


Tag - Amor
Loading ...