Estimados miembros, os informamos que Fotolog estará inaccesible de forma permanente en las próximas semanas.
El objetivo de esta comunicación es que podáis recuperar todos vuestros datos e informaciones lo antes posible, y en cualquier caso antes del 20 de Febrero del 2016.
Esperamos que podáis continuar con vuestros blogs y compartir vuestras fotos en otras plataformas.
Por favor, haced circular esta información a todos los demás miembros de la comunidad.

Dear members, the Fotolog platform could be permanently unavailable in the upcoming weeks.
We wanted to inform you of this matter, as hosting provider, so you can retrieve your data as quickly as possible and in any event before February the 20th of 2016.
We hope you can continue your blogs and your photos sharing on other platforms.
Do not hesitate to share this information with all other members of the community.

Chers membres, les services Fotolog risquent d'être définitivement inaccessibles dans les semaines à venir.
Nous souhaitions vous en informer, en notre qualité d’hébergeur, afin que vous puissiez récupérer vos données au plus vite et en tout état de cause avant le 20 février 2016.
En espérant que vous pourrez continuer vos blogs et vos partages de photos sur d'autres plateformes.
Pensez également à faire circuler cette information auprès de tous les autres membres de la communauté.

 
Avatar v_karmacoma

Arte Gótica 7

Arte Gótica

O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais.
Enquanto a Arte Românica tem um caráter religioso tomando os mosteiros como referência, a Arte Gótica reflete o desenvolvimento das cidades.
O termo Gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros, e como para eles os godos eram o povo bárbaro mais conhecido, utilizaram a expressão gótica para designar o que até então chamava-se "Arte Francesa ".

*Arquitetura
A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes igrejas. As paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus. Além disso, nos vitrais pintados e decorados se ensinava ao povo, por meio da mágica luminosidade de suas cores, as histórias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras. Tudo isso foi possível graças a duas das inovações arquitetônicas mais importantes desse período. Considera-se o arco de ogiva como a característica marcante deste estilo. A construção de uma Catedral passou a representar a grandeza da cidade.
Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico; Paredes mais leves e finas; Contrafortes em menor número; Janelas predominantes;Torres ornadas por rosáceas; Utilização do arco de volta quebrada; Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas;


*escultura
A escultura gótica desenvolveu-se paralelamente à arquitetura das Igrejas e está presente nas fachadas, tímpanos e portais das catedrais. Pode ser vista como um complemento à arquitetura.
A princípio, as estátuas eram alongadas e não possuíam qualquer movimento, com um acentuado predomínio da verticalidade, o que praticamente as fazia desaparecer.

*Pintura
A pintura teve um papel importante na arte gótica pois pretendeu transmitir não apenas as cenas tradicionais que marcam a religião, mas a leveza e a pureza da religiosidade, com o nítido objetivo de emocionar o expectador.

***as iluminuras
Iluminura ou miniatura é um tipo de pintura decorativa, frequentemente aplicado às letras capitulares no início dos capítulos dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos, produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média. A sua elaboração era um ofício refinado e bastante importante no contexto da arte medieval.

***os vitrais
Com o tempo, o vitral passou a ocupar o lugar da iluminura, como forma pictural dominante. A construção dos vitrais requeria um planejamento metódico dos projetos, para o qual não havia precendentes na pintura românica. Além de ornamentos belíssimos, o vitral tinha a útil finção de passagem de luz atraz dele, o que era muito caracterísco desse período.

***gárgulas
As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas.
Acreditava-se que as gárgulas eram os guardiões das catedrais e que durante a noite, ganhavam vida.
No antigo Egito, as gárgulas escoavam a água usada para lavar os vasos sagrados, o que aparentemente precisava ser feito no telhado plano dos templos.
.
.
.
Bom, está aí o famosão Gótico. Quando estudei, não pensava em como isso era relacionado a religião! E isso na época me deixou confusa...
Vivendo e aprendendo!!!
Adoro!

Assim termina esta série, paramos então em Idade Média ou como ficou básicamente conhecida:Idade das Trevas.

Voltarei as postagens comuns, pra dar um refresco as nossas cabecinhas.

Bjo, boa sexta!





On September 11 2009 1468 Views



Avatar estranhus_

Estranhus_ On 11/09/2009

Acho fascinante a fase gótica.





8 Favorites Groups »

  • cafe

    Cafe

    On /CAFÉ , Please post images you take at a CAFÉ, I repeat, pictures that are taken by you and not stolen from the web.

    You may be in the picture, but NOT as the main feature of the photo, we want a CAFÉ or even a cup of coffee as the main feature

    Do NOT post portrait images, or ego shots, or pornography there ARe many other places for these pictures, but /CAFÉ is NOT one of them

    Do NOT post anything that violates the Terms of Service
    Thanks to all of you for your great images! :)


  • tattoo_draw

    Tattoo_draw

    este grupo se realiza con el fin de mostrar dibujos y pinturas referidas al mundo del tattoo. para subir fotos debes haber iniciado tu sesion con tu usuario y contraseña, hacer click en subir foto a este grupo .(agredeceriamos solo subir flashes de tattoo propios )




Tag - Hair
Loading ...