Avatar tvc_rural

A IMPORTÂNCIA DO MICROTRATOR EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS


Santa Maria de Jetibá é um dos municípios mais agrícolas do estado, onde tudo se planta e produz. É onde a agricultura familiar se faz muito presente através de pequenas propriedades rurais, com culturas diversificadas e um volume de comercialização que se destaca dentre os municípios capixabas. O micro trator, a popular “tobata” é o equipamento responsável pelo grande volume de hortigranjeiros produzidos no município. Aumenta a produtividade, diminui o tempo e os custos de produção, além de facilitar a vida do homem do campo.
Muitas famílias chegam a possuir até mais de uma máquina. No município, que tem mais de 33 mil habitantes, pelo menos setenta por cento dos agricultores possuem micro trator, um importante instrumento de gestão na propriedade. Pela roça, não é difícil encontrar trabalhadores que usam a tobata para o próprio transporte e até equipamentos para o trabalho. Hoje, ela já substitui moto e carro, devido ao seu baixo custo, além da possibilidade de levar o produtor ao campo onde trabalha com o mínimo de dificuldade.
Na lavoura, a máquina pode ser adaptada a várias funções. O equipamento tem como vantagem atravessar terrenos onde veículos não entram, realizando trabalhos pesados, que antes eram realizados pelos produtores, o que consumia tempo e muito esforço físico.
A mecanização da agricultura através da tobata exerce um importante trabalho no fortalecimento da agricultura familiar. O município possui a agricultura mais diversificada do estado. Em Santa Maria, a agricultura familiar também é mais presente nas propriedades do que em qualquer outro município capixaba. A presença desse tipo de micro trator nas lavouras santamarienses se deve principalmente ao fato do acidentado relevo geográfico do município.
Mas, para adquirir a máquina é preciso financiar. O PRONAF, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar dá incentivo ao agricultor para a compra desse tipo de equipamento.
Para o acesso ao programa, o agricultor precisa de instituições que intermediam o financiamento. Os bancos também prestam o serviço, mas nem sempre vêem no programa uma oportunidade de fechar negócios. Segundo Sandra Becalli, Coordenadora de Vendas das Lojas Scardua e Representantes, em Santa Maria o produtor rural tem um incentivo a mais do que em outras cidades, pois encontra apoio do sindicato e das agências bancárias que acreditam na força do homem do campo. "O município é privilegiado, pois as agências dão essa força. Nem sempre as agências tem tempo para atender a um produtor rural que procura um financiamento através do PRONAF, pois os bancos são obrigados a atender o programa, e consideram que outros negócios, como abertura de contas, previdência e intestimentos são mais importantes. Porém em Santa Maria de Jetibá acontece o contrário. Todos reconhecem o agricultor e suas necessidades, sempre atendendo através do programa".
Um bom negócio tanto para o produtor, que aumenta a renda e a produtividade da lavoura, quanto para quem trabalha com a venda do equipamento. E assim a agricultura de Santa Maria de Jetibá vai se desenvolvendo. Uma máquina simples, com múltiplas funções, que exerce um papel importante no trabalhoso processo produtivo de alimentos. Ali, lado a lado do agricultor, no trabalho diário, aumentando a renda e a produtividade, tornando o município cada vez mais como um dos mais agrícolas do estado.


Redação: Elton Luiz
Reportagem: Elton Luiz
Exibição em 07-08-2009
Programa TVC Rural
TV Câmara - Santa Maria de Jetibá, ES.




On August 08 2009 1269 Views




1 Favorites Groups »

  • fotojornalistas

    Fotojornalistas

    O Fotojornalismo é responsável pela transmissão da notícia através das imagens, em substituição à linguagem verbal. Com uma câmera o profissional é capaz de "escrever" a vida pelo simples gesto de um clique.Este grupo foi criado para que profissionais, estudantes, amadores e/ou curiosos possam compartilhar e desfrutar de tais trabalhos.




Tag - Fairy-tail
Loading ...