Avatar tempinho_bom

SHAZAN E XERIFE!

Os personagens dos mecânicos Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio) - na foto com Isabela Garcia - entraram para a história da TV naquela galeria de tipos que agradam tanto ao público, que acabam ganhando vida própria. É claro que a dupla conquistou primeiro a criançada, pois faziam parte do núcleo mais jovem da novela “O Primeiro Amor”, de Walter Negrão, que foi exibida pela Rede Globo em 1972. Os dois amigos atrapalhados viviam metidos em confusões e circulavam em torno do personagem central da trama, o professor Luciano, que foi vivido pelo ator Sérgio Cardoso.

Eles moravam com os pais de Shazan, “seo” Quinzinho (Sadi Cabral) e Dona Júlia (Elza Gomes), que também eram os pais do estudioso Hélio (Roberto Pirilo). Na mesma casa, ficava o destrambelhado Xerife, que dormia na própria oficina, instalada no fundo da casa de “seo” Quinzinho e onde a bagunça rolava solta. Era como se fosse a casa de um amigo em que os pais são mais liberais e permitem as travessuras da galera. Com isso, a garotada se deliciava com as aventuras e travessuras dos dois naquela oficina.

Os dois eram meio maluquinhos, mas gostavam de ajudar os outros. Durante a exibição da novela, eles viviam sofrendo com as exigências de Dona Maria do Carmo (Tônia Carrero), a diretora do colégio em que o professor Luciano lecionava. E acabaram apoiando o namoro do professor com a governanta Paula (Rosamaria Murtinho), o par romântico da novela das sete. Quando a novela acabou, a criançada não se conformou em deixar de ver os amigos Shazan e Xerife, por isso a emissora criou o seriado. Que foi escrito por Negrão, Adriano Stuart, e Sylvan Paezzo, entre outros.

Foi na série que os autores resolveram que a dupla de mecânicos deveria percorrer o mundo com sua camicleta, que era na verdade um caminhão com bicicleta. A procura de emprego e de uma peça mágica que faria com eles realizassem seu sonho de construir a bicicleta voadora, eles acabaram se deparando com várias aventuras durante os 66 episódios da série, exibida em preto e branco. Todos tinham meia hora de duração e eram apresentados, inicialmente, às quintas-feiras. A partir de 1973, a série foi exibida de segunda a sexta-feira, às 18 horas. A partir de 1974, foram reapresentados alguns episódios, até o fim do programa, em março do mesmo ano. Uma das frases que mais marcou a série foi a de propaganda da rádio Jaburu: "A Rádio Jaburu, a única que não dá xabú?”. Detalhe a roupa e todo o aspecto visual da dupla foi criada pelos próprios atores que os interpretava e os nomes Shazan e Xerife foram inspirados em dois primos do autor Walter Negrão.

Essa foi a primeira vez em que um personagem de uma novela ganhou vida própria. Depois deles, outros casos vieram à cena, como por exemplo, o amado e odiado prefeito Odorico Paraguassu, de “O Bem Amado”. Escrita por Dias Gomes em 1973 e que acabou virando também série em 1980. Outro que virou série foi o Mário Fofoca (Luiz Gustavo), da novela “Elas por Elas”. Escrita por Cassiano Gabus Mendes, em 1982. Esta sem a mesma repercussão dos dois primeiros.

Em 1998, Walter Negrão resolveu fazer uma homenagem aos 25 anos de criação de sua dupla famosa e fez com que eles voltassem, numa participação especial, na novela “Era Uma Vez”.

Com isso, a dupla Shazan e Xerife voltava com sua “camicleta” à cidade de Nova Esperança. É claro que sua volta despertou a curiosidade dos moradores da cidadezinha fictícia da trama. Mas o maior barato é que os atores Paulo José e Flávio Migliaccio estariam revivendo os personagens mais marcantes de suas carreiras. Além disso, o público matava a saudade da dupla.

=]




On August 21 2008 140 Views



Avatar rod_diretor

Rod_diretor On 21/08/2008

Não lembro, porém...vi no video Show!
rsrs


Avatar jubettini

Jubettini On 21/08/2008

Fala sério... eu sou do Balão Mágico!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Beijos




1 Favorites Groups »

  • quartinhodebebe

    Quartinhodebebe

    Grupo para mostrarmos o quartinho dos nossos bebes q fazemos com tanto carinho e ficam tao lindos !!!=]




Tag - Tattoo
Loading ...