Avatar telabrasilis

Sessão de Novembro :: Cabra Marcado Para Morrer :: Tela Brasilis :: Quinta 30/11 :: 18h30


Cabra marcado para morrer (longa, 1984), de Eduardo Coutinho
Um filme de Marcos Medeiros (curta, 1999), de Ricardo Elias
+ bate-papo com nova geração de documentaristas

Cabra Marcado para Morrer é o documentário brasileiro mais citado nas diversas listas dos melhores filmes da História do Cinema Brasileiro. Realizado por Eduardo Coutinho em 1984, este "metadocumentário" representou, no momento dos extertores da ditadura, o resgate do filme interrompido pelo golpe de 1964 e de seus personagens, notadamente Elizabeth Teixeira, viúva do líder camponês João Pedro.

Em 2006, mais de vinte anos depois da "retomada da história" proposta por Cabra Marcado para Morrer, o que a obra-prima do ainda hoje mais influente documentarista brasileiro representa para as novas gerações de realizadores?

Para debater a influência do clássico de Eduardo Coutinho, o cineclube Tela Brasilis convida quatro jovens cineastas da nova geração de documentaristas cariocas que dirigiram recentemente seus primeiros longas-metragens: Simplício Neto ("Onde a Coruja Dorme"), Denise Garcia ("Sou Feia Mas Tô na Moda"), Anna Azevedo ("Rio de Jano") e Cristiana Grumbach ("Morro da Conceição").

Como complemento à sessão será exibido o curta-metragem Um Filme de Marcos Medeiros (1999, dir. Ricardo Elias) - melhor documentário no Festival de Brasília e prêmio especial do júri no Festival de Gramado - sobre um dos principais líderes estudantis dos anos 1960.


Sessão de Novembro

Quinta-feira - 30/11
18h30 - projeção dos filmes seguida de bate-papo

Cinemateca do MAM
Av. Infante D. Henrique, 85, Praia do Flamengo - Rio de Janeiro

ENTRADA FRANCA




On November 24 2006 4 Views




telabrasilis

Favorite telabrasilis

unknown - 22/02
19 Photos
United States





Tag - Party
Loading ...