Avatar telabrasilis

Sessão de Outubro :: Tela Brasilis :: Muda Brasil :: QUARTA 01/11 :: 18h30

ATENÇÃO :: SESSÃO ESPECIAL NA QUARTA-FEIRA!!

Quarta-feira, 1 de novembro de 2006 :: 18h30
Cinemateca do MAM (Rio de Janeiro)

Muda Brasil (longa, 1985), de Oswaldo Caldeira
Brasília segundo Feldman (curta, 1979), de Vladimir Carvalho

O período de eleições é sempre propício a uma reflexão sobre nossa história. As eleições de 2006, disputadas em dois turnos e cercada de exaustivos debates, representou, mais uma vez, a consolidação do processo democrático. A reeleição do presidente Lula por mais 60% dos votos foi fruto, inequivocadamente, da vontade da maioria - algo que num passado não tão distante era apenas um sonho da população brasileira.

Vinte anos atrás, o Brasil vivia a euforia de ver esse sonho tornar-se realidade. O documentário Muda Brasil (1985), de Oswaldo Caldeira, registra justamente esse momento, a transição da ditadura para o regime civil. Durante seis meses cruciais (de agosto de 1984 a janeiro de 1985), Caldeira registra os acontecimentos decisivos da vida política brasileira, a mobilização nacional pelas "Diretas Já", a campanha presidencial de Tancredo Neves e Paulo Maluf, e o resultado do Colégio Eleitoral. Há depoimentos dos dois candidatos e de diversos outros políticos importantes, como Antônio Carlos Magalhães, Fernando Henrique Cardoso, Leonel Brizola, Ulysses Guimarães, Luís Carlos Prestes, etc.

Complementando a sessão, exibiremos o curta-metragem Brasília segundo Feldman (1979), de Vladimir Carvalho. O curta utiliza imagens realizadas por Eugene Feldman no último ano da construção de Brasília. Ao contrário da maioria dos outros cinegrafistas, ele se interessou mais nos trabalhadores da construção - os candangos - do que na imponência da arquitetura da cidade ou na presença dos políticos. Tem especial destaque o massacre de operários em um acampamento. O curta de Vladimir apresenta mais um importante momento de nossa história, também a ser colocado em perspectiva com relação ao momento atual - e aponta que distopia e utopia já andam juntas na vida política brasileira há muito tempo.

Como sempre, a sessão será seguida de um bate-papo informal. Convidados ainda não confirmados.


Sessão de Outubro (em novembro...)

Quarta-feira - 01/11
18h30 - projeção dos filmes seguida de bate-papo

Cinemateca do MAM
Av. Infante D. Henrique, 85, Praia do Flamengo - Rio de Janeiro

ENTRADA FRANCA




On October 31 2006 3 Views




telabrasilis

Favorite telabrasilis

unknown - 22/02
19 Photos
United States





Tag - Brasil
Loading ...