Avatar pseudokane3_5

PROCRASTINAÇÃO À DERIVA – PARTE 2 (FIM)

“Hoje não, só amanhã...
Te darei, amor, meu coração
Você já desistiu do meu carinho
E hoje, resolveu ficar sozinho
E eu, não perderá por esperar...
Até amanhã, amor, nesse mesmo lugar!”


Há algumas semanas, assisti à defesa de dissertação de uma colega de Mestrado, cujo tema era o curta-metragem “Mulheres Mangabeiras” (2011, de Rita Simone), sobre uma cooperativa de catadoras de mangaba, fruta típica de Sergipe. O filme é convencional, porém efetivo naquilo que se pretende: mostrar o cotidiano das mangabeiras e seus anseios coletivos, esforçando-se para demonstrar – de maneira um tanto exacerbada – o quanto a atividade extrativista destas mulheres é relacionada ao patrimônio cultural sergipano. Bacana!

No dia em que vi o filme sobre as mangabeiras, adquiri um CD que elas lançaram em 2011, “Canto das Mangabeiras”, no qual as mesmas cantarolam alguns hinos que entoam enquanto trabalham. A faixa de abertura, “Hoje Não”, é uma preciosidade e há outras canções interessantíssimas no disco (“Besouro”, “Papagaio”, “Lavandeira”), mas a seleção é um tanto apressada, reunindo também cantilenas e chorinhos masculinos. Mas é um disco que vale a pena, recomendo!

Aos poucos, enfrento o mal-estar que tanto me incomoda. Na manhã de hoje, acordei como se estivesse com pressão baixa: o braço esquerdo estava dormente e eu não conseguia me levantar da cama. Estou ficando preocupado com isso!

CONTINUA
WPC>


sergipanidade música cinema amizade fruta cultura mestrado mal-estar

On March 13 2014 at Sergipe, Brazil 51 Views



Avatar alexandre2000

Alexandre2000 On 13/03/2014

Maneiro :)
É o filme está sendo muito esperado..
Conversa com o karma as vezes é nostálgico
para mim, não que seja ruim rsrs


Avatar soluteandsolvent

Soluteandsolvent On 13/03/2014

Mangaba é tida como a fruta da minha cidade. Uma vez, minha mãe descobriu por meio de uma amiga dela que é uma fruta super conhecida no nordeste, e ela achou super estranho. Achava que era exclusiva daqui. E, o engraçado, é que aqui já quase não tem Acabaram com todas as magabeiras. Dá um trabalho encontrar as que restaram.
Até :)





Tag - Hair
Loading ...