Avatar pattydijigov

Felidae - Pantherinae - Panthera - Panthera onca (Jaguar)

A onça pintada é o único membro do gênero Panthera no Novo Mundo. Filogenias moleculares evidenciaram que o leão, tigre, leopardo, leopardo-das-neves e o leopardo-nebuloso compartilham um ancestral em comum exclusivo, quel viveu entre 6 e 10 milhões de anos atrás.

O registro fóssil aponta o surgimento do gênero entre 2.000.000 e 3.800.000 de anos atrás.

Baseado em evidências morfológicas, o zoológo britânico Reginald Pocock concluiu que a onça pintada é mais próxima ao leopardo mas filogenias baseadas no DNA são inconclusivas à posição da onça pintada em relação às outras espécies do gênero.

Fósseis de espécies extintas como o jaguar europeu (Panthera gombaszoegensis) e o leão americano (Panthera atrox) mostram características tanto da onça pintada quanto do leão.

Análise do DNA mitocondrial apontam para o surgimento da espécie entre 280.000 e 510.000 anos atrás, bem depois do que é sugerido pelo registro fóssil.

Apesar de habitar o continente americano, a onça pintada descende de felinos do Velho Mundo e há 2 milhões de anos atrás compartilhava um ancestral comum com o leopardo na Ásia.

No início do Pleistoceno, os precursores da atual onça atravessaram a Ponte Terrestre de Bering e chegaram na América do Norte: a partir daí alcançaram a América Central e a América do Sul.


foto: Jaguar (© wild-cats.net)


Felidae Panthera onca onça pintada jaguar filogeniaancestral

On August 26 2013 at São Paulo, Brazil 245 Views



Avatar renatinhoes

Renatinhoes On 27/08/2013

Que bonito!

Queria um filhote!
rs

Boa Tarde!

bjos


Avatar time_to_remember

Time_to_remember On 27/08/2013

será que esses antigos ancestrais já eram assim pintadinhos? Tomara que preservem esse belo animal


Avatar pingos_deluz

Pingos_deluz On 27/08/2013

Tenho visto sempre seu espaço e o de todos meus FFS.

Hoje tive um tempo para comentar e motivo: uma beleza escalando um tronco-galho, cuidado em cada passada - olha a perninha atrás- beleza e elegância

LINDÃO!

BEIJO


Avatar bluelines

Bluelines On 27/08/2013

Não conhecia o leopardo-nebuloso e já fui correndo ao San Google para ver. O que mais me atrai nos felinos, nesse em especial, é a sua musculatura. Um corpo adaptado para caça, corrida, perpetuação da espécie e de sobrevivência (mas contra a arma do homem não existe salvação).

Boas informações aqui, que só deixam essa série ainda mais espetacular.

Bjs, abraços e boa terça.





Tag - Miley-cyrus
Loading ...