Avatar nelmachristina

A FORÇA VERDADEIRA - SARA LOEWENTHAL

HISTÓRIAS RABÍNICAS






O grupo de meninos voltaram da hora do recreio.

“Hey, Danny! Veja meus músculos! Você se acha o mais forte? Você está muito enganado!”

Danny riu alegremente. “Ben, dá um tempo... Você não sabe o que são músculos!”

“Meninos!” A voz do Prof. Benson estava firme. “Por favor, sentem-se. Abram seu livros. Nós agora vamos estudar a primeira porção do livro de Vayikra.”

Os meninos sentaram resmungando em suas cadeiras para a aula.

A voz de seu professor continuava a preencher a sala. “O primeiro versículo de Vayikra nos ensina sobre ostentação e humildade.”

Todos começaram a prestar atenção... Isto parecia interessante.

“Olhem dentro de seus livros. Vejam o primeiro versículo. O quê vocês vêem?”

Danny foi o primeiro a responder, balançando sua mão de forma frenética. “Ele diz: ‘E D’us chamou Moshé’. Mas a letra alef na palavra ‘Vayikra’ (‘E Ele chamou’) é menor que todas as outras letras.”

Sam deixou escapar uma risada. “isto é muito simples. O alef pequeno está nos ensinando a não sermos orgulhosos.”

O Prof. Benson olhou com aprovação. “Sim. Mas há mais. Quando ela fala sobre Adam, o primeiro homem, no Livro de Crônicas, a Torá usa uma alef maior que o comum para soletrar seu nome. Alguém pode sugerir por quê?”

O Prof. Benson sabia que tinha fisgado seu meninos. Eles estavam mergulhados na lição, tentando encontrar uma resposta.

“Talvez… porque Adam era tão sagrado?” Ben se arriscou.

“Sim. Está certo. Mas não somente Adam. Em Adam estavam as almas de todo o Povo Judeu de todas as gerações. Assim, o grande alef está ligado a todo Judeu!” O Prof. Benson estava ficando cada vez mais excitado. Ele ficava andando para frente e para trás na frente da sala de aula e todos os olhos o estavam observando.

“Todo judeu possui um pedaço de Adam e de Moshé dentro de sua alma. Isto significa que nós precisamos perceber que nós somos especiais – com um grande alef. Mas, ao mesmo tempo, nós precisamos ser humildes, como o pequeno alef. O grande alef nos lembra que nós somos especiais e o pequeno alef nos lembra a sermos humildes.”

“Mas Moshé era tão grande quanto Adam; por quê ele ficou com o alef pequeno?” A pergunta vinha de George, uma profundo pensador (e sonhador) que sempre sentava no fundo da sala.

“Mas Moshé era tão grande quanto Adam; por quê ele ficou com a letra pequena?” Com pequenos e medidos passos, o Prof. Benson andou em direção à janela e, com uma expressão pensativa em sua face, começou a explicar. “Moshé era sagrado – é verdade. Moshé também era conhecido como o mais humilde homem da face da terra. Isto não quer dizer que ele não era grande. Moshé reconhecia seus talentos e dons, mas sempre sentia que se alguém outro fosse ele ou lhe fossem concedidos os mesmos talentos que ele, ele ou ela seria capaz de fazer um trabalho muito melhor.”

Ben gritou com uma expressão maliciosa em sua face. “Então... Prof. Benson, o que o senhor quer dizer é que nós realmente não deveríamos ficar comparando nossos músculos – nós precisamos ser humildes!”

O Prof. Benson sorriu. “Muito bem! A leitura da Torá sempre parece acertar bem na mosca!”


--------------------------------------------------------------------------------

Tradutor: Moishe (a.k.a. Maurício) Klajnberg











On February 23 2010 1 Views





2 Favorites Groups »

  • your_city

    Your_city

    Show us the dark sides. Show us the glorious attractions. Show us the day-to-day life. Show us the rare events. Show us Your City!. We would like to know it! - Mostre-nos o lado sórdido e o lado glorioso do lugar onde você mora! Mostre-nos o dia-a-dia e os eventos raros! Mostre-nos Sua Cidade! - Muéstranos las gloriosas atracciones. Muéstranos el día a día. Muéstranos los eventos raros. Muéstranos tu ciudad!, nos encantaría conocerla.


  • _clouds_

    _clouds_

    This is a group fotolog about clouds -- as the name suggests. ;)
    Hope you`ll be back and post YOUR OWN pictures of NATURAL clouds of all kinds here.


    Éste es un fotolog grupal sobre nubes - como lo dice el nombre ;)
    Sube TUS PROPIAS fotos de nubes NATURALES de cualquier tipo aquí.




Tag - Party
Loading ...