A OUTRA MARGEM
10/8/09
Um filme de Luís Filipe Rocha
Portugal, 2007.
Elenco: Filipe Duarte, Maria João Luís, Maria d'Aires, João Tempera, Sara Graça, João Pedro Vaz, Tomás Almeida, Luís Viegas, Pompeu José, André Branco, Horácio Manuel, Teresa Faria, Fernando Santos, Francisco Brás, Santos Manuel.
O cineasta lisboeta Luís Filipe Rocha, mantém a linha do Novo Cinema, explorando as técnicas do cinema direto com uma narrativa simples e honesta. Seu novo filme, A Outra Margem, mostra a relação estabelecida entre um tio travesti depressivo (Filipe Duarte) por conta da morte do amante e um sobrinho (Tomás Almeida) que nasceu com a Síndrome de Down. A convite da irmã, mãe do garoto deficiente, o travesti regressa a sua cidade natal no norte de Portugal, onde deixou uma noiva no altar e um pai camponês que não aceita suas escolhas.
Os primeiros minutos do longa são entiontados – apesar das apresentações musicais lembrarem muito os filmes do Almodóvar – mas, tudo muda de figura quando nasce a pitoresca amizade entre os dois protagonistas nada habituais. Sem pieguices, eles são capazes de emocionar o mais durão dos cinéfilos. Destaque para ótima direção de atores, a fotografia bem trabalhada de Edgar Moura, a excelente sonorização e montagem. Com esses atributos, o trabalho de Filipe é, resolutamente, um dos melhores filmes portugueses desses últimos anos.
As 13 Rosas
(Las 13 Rosas)
http://www.youtube.com/watch?v=yQ8I6CQmncc&feature=fvst
No auge da ditadura do regime franquista, na Espanha, 13 mulheres são acusadas de participar de um atentado que quase matou o general Francisco Franco. Pertencentes ao partido Juventude Socialista Unificada, as moças foram julgadas e pagaram com a vida a falta de liberdade de expressão que reinava no País.