Avatar mercedenco

Mercedes-Benz L-321 “Cara Chata” Toco Ano 1958.

Mercedes-Benz L-321 “Cara Chata” Toco Ano 1958.

O ano de 1958 ficou marcado na história da Mercedes-Benz do Brasil, com o lançamento do caminhão médio L-321, apelidado pelo publico de “Cara Chata”, devido a sua cabina avançada que lhe proporcionava maior volume de carga transportado em relação ao seu antecessor o Mercedes-Benz L-312 “Torpedo” equipado com cabina semiavançada.

No mesmo ano ainda iniciou-se a produção do caminhão L-331. Nasce um novo conceito de ônibus: O-321 H; foi o primeiro monobloco brasileiro.

Os Caminhões LP-321, os primeiros “cara-chata” da Mercedes-Benz do Brasil, tinham a fama de: (Bufava, mais ia).

Este Modelo MB ostentou a estrela de três pontas por cerca de uma década.

Sua característica principal estava ancorada na simplicidade mecânica e economia de combustível em relação aos seus concorrentes da época.

Em 1958, a MBB deu uma nova roupagem ao visual cansado do seu caminhão médio o conhecido “Torpedo” L-312 e lançou o modelo LP-321, agora com cabina avançada, ou seja, um cara-chata com carroceria maior e capacidade de carda para 10 toneladas.

O modelo era equipado com motor diesel de seis cilindros em linha com 120 hp e câmbio de 5 marchas.

Com quase 50 anos, é raro ver um LP 321 nas estradas. O desgaste natural não os faz confiáveis para enfrentar longas distâncias.

Texto: Paulo Henrique Lebedenco




On December 04 2011 4102 Views



Avatar fordcorcel

Fordcorcel On 04/12/2011

é, na estrada se vê poucos mesmo, mas aqui na cidade volta e meia aparece um firme e forte!!
belo fotolog, parabéns!


Avatar ricardo_khaely

Ricardo_khaely On 04/12/2011

esse caminhão marcou a história de minha família
em 1989 meu pai aceitou o convite de um primo para sair do Nordeste e vir morar em Brasília.

Lembro-me bem do cara chata azul


Avatar automobile_ads

Automobile_ads On 04/12/2011

O conforto da cabine convencional é imbatível. A MBB interrompeu a produção do cara-chata por muito anos, mas voltou a ter modelos com cabine avançada em 1992 para concorrer com a VWCO e Ford.

A cabine avançada acabou prevalecendo pois é ótima para o transportador, mas péssima para o operador (motorista).

Abraço.




14 Favorites Groups »

  • mercedes

    Mercedes

    This is a grouplog about Mercedes-Benz. You can post anything that is from Mercedes-Benz: Cars, Buses, Trucks, anything! - Este é um grouplog sobre a marca Mercedes-Benz. Você pode postar qualquer coisa que seja da marca: carros, ônibus, caminhões, qualquer coisa!


  • cars

    Cars

    - This fotolog content is all about CARS! If it have tires and a wheel please share it here! All kinds are welcome, new ones, oldies, slow ones, fast machines, tunned, etc. All brands are welcome, come and warmup your engines! - Este fotolog é sobre CARROS! Todas as espécies são bem-vindos, novos, antigos, lentos, rápido e máquinas tunned, etc. Todas as marcas são bem-vindas, venha aquecer os seus motores!




Tag - Avril-lavigne
Loading ...