Avatar mcjc

BOUGAINVILLE - UMA ORNAMENTAL BRASILEIRA QUE FLORESCE NO INVERNO

Bougainvillea

Bougainvillea é um gênero botânico da família Nyctaginaceae, de espécies geralmente designadas como buganvílias. Nativas da América do Sul, essas angiospermas recebem vários nomes populares como "Primavera", "Três Marias" e "Flor-de-papel".

Origem e aspectos gerais

De origem brasileira é uma espécie rústica, muito cultivada e apreciada no mundo, especialmente no Estado Catarinense. O nome da planta foi dado em homenagem ao navegador francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790 e a levou para várias partes do mundo.

O colorido existente na planta são as brácteas, folhas modificadas que envolvem e protegem as flores amarelas. O conjunto resulta numa aparência exótica, encontrada nas cores branca, rosa, vermelho intenso ou laranja.

Por ser uma espécie muito hibridizada, já se obteve brácteas com dezenas de formas e cores, inclusive bicolores - e também a forma variegata. Quando adulto esse arbusto escandente e espinhento pode atingir de 5 a 15 metros de comprimento.

São muitas as espécies do gênero Bougainvillea: spectabilis, bracteata, brasiliensis, glabra, peruviana, sanderiana, speciosa, entre outras. Sendo que, as mais comumente cultivadas são as spectabilis e glabra , a partir das quais surgiram inúmeros híbridos. A diferença entre elas na maioria das vezes, remonta ao diâmetro dos troncos, quantidades e formas dos espinhos, existência ou não de pilosidade nas folhas e maior resistência ao frio e a geada por parte da espécie glabra.

Aspectos Bioclimáticos e ecofisiológicos

A Bougainvillea é uma planta muito rústica, que necessita de poucos cuidados e se adapta a diversos tipos de clima. Ela desenvolve-se bem em condições de sol pleno, clima quente e úmido, e suporta solos mais secos. As regas podem ser feitas aproximadamente de 15 em 15 dias sendo que sua freqüência deve ser aumentada nos primeiros meses após o plantio ou em épocas muito quentes.

As Bougainvilleas podem florescer várias vezes ao ano, exceto em épocas muito chuvosas, e com limitações nos períodos frios (dependendo da espécie).

O habitat natural a Bougainvillea cresce encostada em grandes árvores e utiliza-se dela como tutor. Isso acontece particularmente com a espécie glabra, que emite brotações muito vigorosas na vertical, até atingir o topo da árvore. Aí, então, abre-se em copa e suas folhas e flores se confundem com as da própria árvore que serviu de apoio. Deste modo, pode-se pensar que é possível cultivar Bougainvillea à meia-sombra, desde que haja condições da parte aérea receber raios solares diretos.

ORIGEM DO NOME DA PLANTA

Filho de um tabelião, Louis Antoine de Bougainville (1729 - 1811) ingressou muito jovem na faculdade de Direito, mas logo abandonou a profissão e tornou-se matemático. Aos 25 anos de idade publicou seu primeiro livro: um tratado de cálculo diferencial e integral.
Em 1753 foi para o exército e se descatou por vencer diversas batalhas. Dois anos mais tarde, foi enviado a Londres como Secretário da Embaixada Francesa, e lá foi eleito membro da Royal Society. Em 1756 seguiu para o Canadá como capitão de dragões e ajudante-de-campo do Marquês de Montcalm, onde se distinguiu e recebeu o título de coronel.

Entre 1766 e 1769, Bougainville comandou uma expedição ao redor do mundo, acompanhado de cientistas. Dentre eles estava o naturalista Philibert Commerson, que ao chegar ao Rio de Janeiro descobriu uma planta admirável, com grandes inflorescências de um magnífico violeta.

Encantado com essa planta, Bougainville coletou alguns exemplares, levou-os para a Europa e os presenteou ao Rei Luís XIV. Foi assim que ela se tornou conhecida e passou a ser cultivada em todo o mundo.

Uma amostra de tais exemplares está exposta no Museu de Paris, e é a primeira referência formal a essa espécie brasileira.

Para homenagear Bougainville, seu nome passou a ser o nome científico da planta: Bouganvillea, que em latim quer dizer "planta de Bouganville".

A expedição de Bougainville teve muitos feitos importantes: passou pelo Estreito de Magalhães, descobriu o arquipélago Perigoso e as ilhas do Taiti e, atravessando o Oceano Pacífico em direção a Samoa, deu nome às Ilhas dos Navegadores, Novas Hébridas e Ilhas Salomões.

Quando voltou à França, Bougainville descreveu tudo no livro "Viagem ao redor do mundo", que foi publicado em 1771 e logo ficou famoso.

Como marechal de campo, Bougainville combateu a favor da independência da América. Reestabelecida a paz, retornou a Paris e foi eleito membro do Instituto e da Repartição de Longitudes.

Bougainville alcançou o posto de vice-almirante em 1791. Sobreviveu à Revolução Francesa, ganhou prestígio junto a Napoleão I e, na sua velhice, foi por ele nomeado Senador e Conde do Império.

Um personagem importante para a história, a geografia e a ciência que, assim como a beleza da planta, merece ser lembrado e homenageado.






On July 31 2010 6659 Views



Avatar binha_martins

Binha_martins On 11/09/2010

encantadora...




mcjc

Favorite mcjc

male - 30/01/1951 (63 years old)
824 Photos
Seropedica, Rio de Janeiro, Brazil



1 Favorites Groups »

  • autosytransporte

    Autosytransporte


    • ES: Este grupo está dedicado al mundo de los AUTOMÓVILES & TRANSPORTE, está pensado para que puedan subir fotos con respecto a ese tema. Grupo de Automóviles & Transporte.

    • EN: This group, is devoted to the world of CARS, VEHICLES & TRANSPORTATION, has been designed to upload photos. Cars, Vehicles & Transportation Group.

    • PO: Este grupo, é dedicado ao mundo das VEÍCULOS & CONDUÇÃO. Veículos & Condução Grupo.

    + Vehículos y Motos en http://www.Tuneadas.com




Tag - Food
Loading ...