Avatar maraforever

********<3 Meus Filhos Minha Vida ********<3 [B]:)[/b]





SAIBA OS NUTRIENTES QUE A SOJA TEM!


natô (soja fermentada ou "feijão podre")
A soja é uma leguminosa que possui uma composição privilegiada, sendo considerada um dos alimentos mais completos.

Ela apresenta proteínas de boa qualidade, minerais (cobre, ferro, fósforo,potássio, magnésio, manganês), vitaminas do complexo B, fibras, prebióticos e os chamados compostos fotoquímicos (uma delas é a isoflavona) ,e vitamina E.

Em princípio sua importância nutricional era relacionada exclusivamente ao elevado teor protéico, mas as atuais evidências científicas sobre seus benefícios à saúde fizeram com que a soja fosse considerada como um alimento funcional, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde.

Um dos seus componentes mais importantes é a isoflavona, também chamada defitoestrógeno, que apresenta uma estrutura química semelhante ao estrógeno(hormônio feminino). As isoflavonas atuam também como componentes capazes de agir na prevenção de doenças cardiovasculares, na redução do colesterol, no combate aos sintomas da menopausa (como fogachos, secura vaginal), da osteoporose e na prevenção dos tipos de câncer de mama e de útero que crescem com a influência dos hormônios.

Além da isoflavona, a soja é rica em gorduras poliinsaturadas, como os ácidos graxos essenciais, em especial o ácido linoléico ( ômega 6) e ácido alfa linolênico( é ômega 3). Aliados às isoflavonas eles atuam de maneira protetora sobre acamada interna que recobre as artérias, prevenindo a arteriosclerose e a trombose, que são processos de obstrução das artérias.

A soja pode fazer parte do cardápio de diversas formas seja o próprio grão ou seus produtos como: a farinha, o extrato, a proteína texturizada, o tofu, o grão torrado, missô (pasta de soja), natô (grão de soja fermentada) entre outros. É importante destacar que cada produto possui características distintas em relação à sua composição, o que faz toda diferença no seu efeito sobre o organismo.

A melhor forma é na fermentada, tais como natô e o missô, pois os seus nutrientes já se apresentam de forma mais biodisponível para ser digerida, o missô pode ser utilizado em preparações de sopas, assim como de cozidos; o natô por causa do seu sabor e odor característicos, nem sempre é de boa aceitação para as pessoas que não tenham hábito a este alimento, mas é onde os nutrientes têm maior aproveitamento.

Consumir de 40 a 60g de alimentos à base de soja por dia já conferem benefícios à sua saúde.

Alguns produtos derivados da soja são:

• Proteína texturizada de soja: vendida em flocos ou em cubos. Normalmente.

• Extrato de soja:é o extrato obtido do grão da soja submetido a tratamento térmico,descascamento, pré moagem e solubilização. Esse processamento promove perda de vitaminas, minerais, proteínas e isoflavonas. O extrato pode ser encontrado em pó, já pronto para o consumo, em vários sabores de frutas ou no sabor original e sua utilização se estende também para o preparo de molhos, patês, maionese,vitaminas, sopas, mingaus. Por não conter lactose é uma ótima opção para aqueles que são intolerantes ao leite (lactose ou proteínas do leite), apesar do seu teor de cálcio ser menor que os produtos lácteos, ele apresenta mais biodisponibilidade (é absorvido com muito mais facilidade).

• Farinha de Soja: produzida a partir dos grãos de soja (desengordurados ou não) moídos e tostados. As farinhas de soja possuem aproximadamente 50% de proteína em peso,mantém boa parte dos nutrientes e são utilizadas no preparo de bolos, tortas,pães, sopas, biscoitos, entre outros. Pode substituir da farinha de trigo em algumas preparações e assim obter uma preparação isenta de glúten.

• Tofu: feito a partir da soja, água e um coagulante natural, composto por sal mineral concentrado.Apresenta alto valor protéico, pouca quantidade de calorias, quase nenhuma gordura saturada e total isenção de colesterol. O tofu pode ser consumido cru,cozido, grelhado, doce ou salgado.<

É importante destacar que é preciso cuidado com o excesso de soja, principalmente para quem tem problemas de tireóide ou predisposição genética para hipotireoidismo, pois a isoflavona da soja tem atividade anti tireoidiana.



Nattô

Detentos em delegacias e presidiários são obrigados a comer todos os dias no Japão.
Nattô é soja "guardada" durante um tempo, em ambiente propício a fermentação ( ou seja, começa a apodrecer ) e quando retirada pra consumo, está ligada por uma liga gosmenta que estiiiiica rsssss
Foi criado durante a guerra. Não haviam mais alimentos, e quando foram verificar os estoques de soja, viram que esta tinha fermentado. Comeram assim mesmo e surgiu o Nattô.
Mas é ÓTIMO pra saúde.




...thanks for your visits!






On July 09 2010 46 Views



Avatar elsvanderpalen

Elsvanderpalen On 09/07/2010

You are the queen in makning such pictures.
Gr Els




26 Favorites Groups »

  • flowers_photo

    Flowers_photo

    Sólo el original y única fotografías del flores. Ningún pueblo en las fotos. No ilustraciones. Rostro fotos o no originales serán borrados. Siga las TOS del Fotolog. No violaciónes de derechos de autor. Todas las descargas de Internet serán eliminados. No Spam. Si quiere estar en nuestro F/F lista, presentar al menos tres imágenes que acogerse al grupo, y nos en su lista. Nuestro grupo sólo permite tres fotos por persona al día. Gracias, disfrutar de las hermosas flores y florecer!


  • trees

    Trees

    This is a log for the under appreciated trees of the world.
    Please upload your original tree or tree related photos only, THANKS!
    Also make sure the tree is the central subject in your photos!




Tag - Pink
Loading ...