close
You will be charged 0 for this gift when you post your comment.
This gift will be added to your comment for free!
 

Gastronomia,música e viagens

lnfchef

Gastronomia Elétrica Produz Cardápios para ocasiões diversas como: Jantar de Negócios …   More

Recent Photos

11/13/09
11/12/09
11/10/09
10/26/09
10/23/09
10/19/09
RSSRSS
Berghain/ Panoramabar.  O Clube
Permalink | Share: Email Facebook Other

Berghain/ Panoramabar. O Clube

7/7/09
O templo mundial do Techno, o clube dos clubes é uma competição sã, Berghain deve estar por cima da Fabric Londres. Enquanto Fabric ainda conserva um som de arrebentar e uma programação de luxo, por outro lado, com o passar dos anos seu espírito underground se perdeu. Hoje em dia é mais um encontro turístico desapegado da realidade de Londres. Berghain, ao contrário, é um monumento conhecido, visto e divulgado por um fiel sistema de boca-orelha, porque não existe outra publicidade. Berghain não se divulga, sai apenas em revistas que seja de sua total confiança, se comunica com o exterior por meio de flyers e pouco mais, tem a credibilidade total
do underground. Antes de amanhecer, os primeiros passos por Berghain são de tombos e desorientação, a escuridão é total , a luz estrobóscopica não deixa ver nada pela frente, o volume altíssimo da música não só afeta o sistema digestivo, como também o ouvido e o centro de equilíbrio do corpo. Ao subir umas escadas, se chega ao Panoramabar, e se alguém se descuidar pode acabar perdendo-se e entrando em um quarto escuro. Melhor não se descuidar. Berghain nasceu como um clube gay e continua sendo, também é o público que aparece para ocupar as primeiras horas da noite. Quando amanhece o público se mistura, vem o público que passou horas sem luz em algum lugar cool e de moda, o que madruga, para começar sua festa de after, e pela tarde só restam os desgarrados, os raros e os que casaram na festa. Todo mundo sabe que a hora feliz é ao amanhecer.
A parte que amanhece é intensa e ao mesmo tempo relax, porque tem muita energia que as pessoas foram reservando noite adentro. Quando chega estas horas em que amanhece, a música entra com outra profundidade. A localização, a luz, tudo isso cria um foco de energia que não se percebe de maneira consciente, mas que acaba saindo das pessoas.
A localização é fundamental. Antes de chegar no edifício de Berghain, temos a sensação de estarmos perdidos. Tem que cruzar por lugares ermos e escuros, por traz de carros velhos e empilhados e pisar no barro, desníveis de terra e finalmente entrar em um caminho cheio de pedras. Então, aparece a fachada, que parece um edifício abandonado. Nada na fachada, nem nos arredores indica que aquele prédio caindo em pedaços é Berghain. Tem que saber, ou ir com alguém que saiba. Ao cruzar a porta, se entra em um prédio com o pé direito altíssimo de cimento e ferro. O lugar é imenso. Na planta baixa esta a rouparia e amplas zonas de descanso: no primeiro piso, Berghain, com seu sound system extraordinário e seu Techno duro, no segundo piso, Panoramabar, com suas persianas que se abrem e se fecham, filtrando a luz do dia e uma inclinação fazia o Techno mais detalhista e melódico. Fora uma sacada e uns jardins. Mais acima, as oficinas, tanto do clube como as do selo associado ao Panoramabar: Ostgut Ton. O selo é o principal motor de divulgação do clube, é como o cartão de visita. Tudo que se destina a publicidade vai para o selo.
Berghain é assim, um clube totalmente underground com um sistema de som envolvente e especialmente desenhado para cercar o público com seu ambiente circular e hipnótico. Só se pode ver ali. Essa é a grande vantagem do clube dos clubes.

Musique non stop

Guestbook Comments (2)

Belo texto sobre a cena VERDADEIRAMENTE underground. Grande parte dos clubs que se dizem modernos e de vanguarda se adaptaram ao luxo, ao label e à segmentação social que dá mais lucro. Berghain é um exemplo daquilo que não quer ser tendência, não quer virar moda e nem agradar a todos. Berghain é o clube dos clubes, mesmo!

baita!!! que máximo!
musique non stop!!!
valeu aí!
e vai!
e até sábado-feira!
bjones

To leave a comment, please log in by clicking one of the following


or join Fotolog now - it's free!
Connect
(for comments only) or join Fotolog now - it's free!