Avatar lindodemais

Ilha Fiscal

Em um cantinho muito especial da Baía de Guanabara, encontra-se até hoje um belo castelinho verde que abriga muitas histórias interessantes. Construído e inaugurado no Século XIX, o atual centro cultural da Ilha Fiscal já foi posto da Alfândega brasileira, até passar a ser administrado pelo Ministério da Marinha. Hoje está aberto para visitação e eu garanto, vale muito a pena conferir conhecer o local. Quer saber o porquê?
Inaugurado em 1889 pelo então imperador do Brasil D. Pedro II, poucos meses depois de oficialmente aberto serviu de cenário para a maior festa que a monarquia brasileira já viu durante o tempo que durou o regime. Tratava-se de um baile para homenagear a tripulação do couraçado chileno Almirante Cochrane. A idéia era estreitar as relações entre os países e fortalecer a imagem do Império brasileiro no exterior. Mas como a monarquia já não ia bem das pernas, o baile acabou por inflamar os ânimos da oposição ao regime, que acusava Pedro II de déspota e mal administrador.
A festa realmente parou toda a cidade. Foram quase cinco mil convidados no então conhecido “Cais Pharoux”, hoje Praça quinze de Novembro, disputando uma vaga em um dos barcos que levavam à Ilha. Não era para menos tanta briga! No castelinho, um grande banquete os aguardava. Preparado por 90 cozinheiros e servido por 150 garçons, o menu contava com 18 pavões, 500 perus, 64 faisões, 800 quilos de camarão, 300 peças de presunto, 1300 frangos, 1200 latas de aspargos, 800 de Trufas, 12 mil sorvetes e 500 tipos variados de doces. Tudo isso acompanhado de 10 mil litros de cerveja e 258 caixas de champagne e vinho.
A animação da festa gerou uma grande polêmica divulgada em todos os jornais. E se já havia razões para que a oposição se articulasse para pôr fim ao reinado de Pedro II, após a festança os jornalistas puseram lenha na fogueira ao divulgar a lista de objetos encontrados no salão pela manhã. Entre eles 13 lenços de seda, 9 de linho e 15 de cambraia. 16 chapéus e 17 ligas! Para quem não acreditava que o grande baile abalaria as estruturas do império, seis dias depois viria a grande notícia do golpe que proclamou a república no Brasil.
E se toda a história não faz valer a visita, pense nos 2000 m2 de jardins, na arquitetura projetada por Adolpho Del Vecchio com inspiração neogótica da França do século XIV, nos vitrais importados da Inglaterra ou ainda no grande relógio que se encontra no topo, o maior de todo o império, construído pela tradicional Casa Krussman.
Vale a pena conferir!






On October 29 2008 6 Views



Avatar sorio

Sorio On 29/10/2008

O Rio tem é Histórias e estórias também.

André costa





3 Favorites Groups »

  • _clouds_

    _clouds_

    This is a group fotolog about clouds -- as the name suggests. ;)
    Hope you`ll be back and post YOUR OWN pictures of NATURAL clouds of all kinds here.


    Éste es un fotolog grupal sobre nubes - como lo dice el nombre ;)
    Sube TUS PROPIAS fotos de nubes NATURALES de cualquier tipo aquí.


  • riodejaneiro_br

    Riodejaneiro_br

    FOTOLOG DE GRUPO dedicado à fotos do ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL -

    REGRAS - RULES - REGLAS em:
    http://www.fotolog.com/riodejaneiro_br/23221691




Tag - Cinema
Loading ...