Estimados miembros, os informamos que Fotolog estará inaccesible de forma permanente en las próximas semanas.
El objetivo de esta comunicación es que podáis recuperar todos vuestros datos e informaciones lo antes posible, y en cualquier caso antes del 20 de Febrero del 2016.
Esperamos que podáis continuar con vuestros blogs y compartir vuestras fotos en otras plataformas.
Por favor, haced circular esta información a todos los demás miembros de la comunidad.

Dear members, the Fotolog platform could be permanently unavailable in the upcoming weeks.
We wanted to inform you of this matter, as hosting provider, so you can retrieve your data as quickly as possible and in any event before February the 20th of 2016.
We hope you can continue your blogs and your photos sharing on other platforms.
Do not hesitate to share this information with all other members of the community.

Chers membres, les services Fotolog risquent d'être définitivement inaccessibles dans les semaines à venir.
Nous souhaitions vous en informer, en notre qualité d’hébergeur, afin que vous puissiez récupérer vos données au plus vite et en tout état de cause avant le 20 février 2016.
En espérant que vous pourrez continuer vos blogs et vos partages de photos sur d'autres plateformes.
Pensez également à faire circuler cette information auprès de tous les autres membres de la communauté.

 
Avatar josy_rainha

Exús

EXUS

A palavra EXU/ESÙ em iorubá significa "ESFERA", aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim. Os exus são espíritos ancestrais antepassados, e mensageiros que permanecem entre o Orun e o Aiye, mundo material e espiritual.
Os exus são os ancestrais que mais se aproximam de nós seres humanos, suas características são idênticas as nossas. São capazes de amar, odiar, matar, unir e separar, promover a paz e a guerra quando necessária.
Os exus não são espíritos inferiores, ou subordinados por outros orixás, como alguns erradamente afirmam. Para exu/esù não existe o certo ou errado, bem ou mal, apenas realiza a tarefa para a qual foi invocado.
Os exus já foram encarnados neste plano. Podemos citar como exemplo o Exu Tata Caveira que foi um Sacerdote no Egito antigo, e Exu Caveira que há 30.000 anos atrás era um nômade bruxo e curandeiro, e alguns nomes de exus como Quebra galho e Arranca toco que foram em vida índios pertencentes às tribos dos tupis – guaranis.



EXU / DEMÔNIO

Assim como vários deuses pagãos pertencentes a outras culturas os exus tiveram suas figuras distorcidas e associadas as do diabo cristão, a figura do exu tornou-se mais uma das vitimas desse preconceito. O mito de associação de Exú com o Diabo do cristianismo ocorreu devido às características do exu se assemelhar ao diabo cristão.
Essa confusão começou quando os portugueses chegaram às terras do congo, e conseguiram converter ao cristianismo nada mais que o rei de congo e junto com o rei uma parte dos povos. Portanto a ligação de Eshu com Diabo na África, nada mais foi do que uma arma usada pelos missionários para que os pagãos se convertessem ao cristianismo e abandonassem suas crenças. Por outro lado teve uma parte dos povos bantos que jamais aceitariam se curvar ao deus dos brancos. E como uma forma de protesto contra o cristianismo se declararam como sendo simpatizantes do diabo, esses povos faziam parte das tribos Bagandas, Balundas e Balubas.
Esse mito venho a se tornar ainda mais forte quanto os portugueses começaram a comercializar vários grupos de escravos bantos para outros continentes, até chegar em terras brasileiras.
Ao chegar aqui no Brasil esses grupos passaram a ter contato com os índios tupis guaranis, que também se dividiam em dois grupos os que aceitaram a evangelização e os que não aceitaram. Foi então que esses dois grupos os que não aceitaram a evangelização juntaram-se e começaram a praticar seus dogmas juntos, dando novos rumos à cultura afro- banto que passou a sofrer fortes influencias da cultura tupi – guarani.
Daí em diante a figura de exu passou a se polemizar a cada vez mais, a ponto de calçar infinitas discutições. Alguns afirmam que os exus são espíritos que fazem o mal a qualquer custo. Por outro lado temos aqueles que não aceitam essas acusações e tentam contornar a situação dizendo que os exus são mensageiros do bem. Ambas as colocações não correspondem com figura dos exus que nada tem haver com esses conceitos criados pelo cristianismo, com o único intuito o de amedrontar e manipular as pessoas, fazendo-as a viver aos pés de um único deus, que representa uma religião que foi responsável pela extinção de vários povos e cultos que erram bem mais antigos que o próprio cristianismo.


EXU - MULHER

A Entidade feminina da Kimbanda originou-se quando a Entidade banta Aluvaiá-Pombagira foi submetida como sendo a mulher da Entidade iorubana Exu. Que atualmente é conhecida como Exu-mulher, Pombagira, Bombogira ou Bomobonjira.

Na kimbanda podemos dizer que a Pombagira representa o poder feminino feiticeiro, que pode ser comparado com as Iyami Oxorongá dos iorubas. Ela pôde ter muitos maridos, que tornam-se seus servos. O mesmo pode atribuir aos Exu-homens, que também podem ter várias mulheres, que passam a ser suas servas. É muito comum usar o número 7 (sete) para dizer quantas mulheres ou homens pôde ter uma Entidade, isso é assim, por ser um numero cabalístico e mágico.

Cada Exu-homem da kimbanda tem sua parte feminina ou contrapartida, que formam a mesma Energia em baixo de aparências distintas.


Exemplo:


Exu Rei das Encruzilhadas / Pombagira Rainha das Encruzilhadas;
Exu das Matas / Pombagiras das Matas;
Exu Giramundo / Pombagira Giramundo;
Exu do Cravo Vermelho / Pombagira da Rosa Vermelha;
Exu Mulambo / Pombagira Maria Mulambo;
Exu Sete Capas / Pombagira Sete Saias;
Exu 7 Estrelas / Pombagira 7 Estrelas;
etc.



DIA DOS EXUS

A segunda feira é o dia da semana de homenagem aos exus.





On February 17 2010 277 Views






Tag - Emo
Loading ...