Avatar josy_rainha

Exús

EXUS

A palavra EXU/ESÙ em iorubá significa "ESFERA", aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim. Os exus são espíritos ancestrais antepassados, e mensageiros que permanecem entre o Orun e o Aiye, mundo material e espiritual.
Os exus são os ancestrais que mais se aproximam de nós seres humanos, suas características são idênticas as nossas. São capazes de amar, odiar, matar, unir e separar, promover a paz e a guerra quando necessária.
Os exus não são espíritos inferiores, ou subordinados por outros orixás, como alguns erradamente afirmam. Para exu/esù não existe o certo ou errado, bem ou mal, apenas realiza a tarefa para a qual foi invocado.
Os exus já foram encarnados neste plano. Podemos citar como exemplo o Exu Tata Caveira que foi um Sacerdote no Egito antigo, e Exu Caveira que há 30.000 anos atrás era um nômade bruxo e curandeiro, e alguns nomes de exus como Quebra galho e Arranca toco que foram em vida índios pertencentes às tribos dos tupis – guaranis.



EXU / DEMÔNIO

Assim como vários deuses pagãos pertencentes a outras culturas os exus tiveram suas figuras distorcidas e associadas as do diabo cristão, a figura do exu tornou-se mais uma das vitimas desse preconceito. O mito de associação de Exú com o Diabo do cristianismo ocorreu devido às características do exu se assemelhar ao diabo cristão.
Essa confusão começou quando os portugueses chegaram às terras do congo, e conseguiram converter ao cristianismo nada mais que o rei de congo e junto com o rei uma parte dos povos. Portanto a ligação de Eshu com Diabo na África, nada mais foi do que uma arma usada pelos missionários para que os pagãos se convertessem ao cristianismo e abandonassem suas crenças. Por outro lado teve uma parte dos povos bantos que jamais aceitariam se curvar ao deus dos brancos. E como uma forma de protesto contra o cristianismo se declararam como sendo simpatizantes do diabo, esses povos faziam parte das tribos Bagandas, Balundas e Balubas.
Esse mito venho a se tornar ainda mais forte quanto os portugueses começaram a comercializar vários grupos de escravos bantos para outros continentes, até chegar em terras brasileiras.
Ao chegar aqui no Brasil esses grupos passaram a ter contato com os índios tupis guaranis, que também se dividiam em dois grupos os que aceitaram a evangelização e os que não aceitaram. Foi então que esses dois grupos os que não aceitaram a evangelização juntaram-se e começaram a praticar seus dogmas juntos, dando novos rumos à cultura afro- banto que passou a sofrer fortes influencias da cultura tupi – guarani.
Daí em diante a figura de exu passou a se polemizar a cada vez mais, a ponto de calçar infinitas discutições. Alguns afirmam que os exus são espíritos que fazem o mal a qualquer custo. Por outro lado temos aqueles que não aceitam essas acusações e tentam contornar a situação dizendo que os exus são mensageiros do bem. Ambas as colocações não correspondem com figura dos exus que nada tem haver com esses conceitos criados pelo cristianismo, com o único intuito o de amedrontar e manipular as pessoas, fazendo-as a viver aos pés de um único deus, que representa uma religião que foi responsável pela extinção de vários povos e cultos que erram bem mais antigos que o próprio cristianismo.


EXU - MULHER

A Entidade feminina da Kimbanda originou-se quando a Entidade banta Aluvaiá-Pombagira foi submetida como sendo a mulher da Entidade iorubana Exu. Que atualmente é conhecida como Exu-mulher, Pombagira, Bombogira ou Bomobonjira.

Na kimbanda podemos dizer que a Pombagira representa o poder feminino feiticeiro, que pode ser comparado com as Iyami Oxorongá dos iorubas. Ela pôde ter muitos maridos, que tornam-se seus servos. O mesmo pode atribuir aos Exu-homens, que também podem ter várias mulheres, que passam a ser suas servas. É muito comum usar o número 7 (sete) para dizer quantas mulheres ou homens pôde ter uma Entidade, isso é assim, por ser um numero cabalístico e mágico.

Cada Exu-homem da kimbanda tem sua parte feminina ou contrapartida, que formam a mesma Energia em baixo de aparências distintas.


Exemplo:


Exu Rei das Encruzilhadas / Pombagira Rainha das Encruzilhadas;
Exu das Matas / Pombagiras das Matas;
Exu Giramundo / Pombagira Giramundo;
Exu do Cravo Vermelho / Pombagira da Rosa Vermelha;
Exu Mulambo / Pombagira Maria Mulambo;
Exu Sete Capas / Pombagira Sete Saias;
Exu 7 Estrelas / Pombagira 7 Estrelas;
etc.



DIA DOS EXUS

A segunda feira é o dia da semana de homenagem aos exus.





On February 17 2010 228 Views





Tag - Party
Loading ...