Avatar impopular

Geração Coca-Cola. Renato Russo já avisava dos perigos...

O que você sabe da vida?


Seguindo a saga das perguntas sem resposta – ou melhor, das perguntas que eu não sei, nem pretendo muito responder – esta é mais uma que me foi feita na semana passada enquanto almoçava (veja só que hora mais pertinente!) no pátio da escola de música.

Estou trocando amistosas palavras de quem almoça com meu assecla de mesa, quando surge tal colega inquiridor, malemolente, com seu visual hippie, cabeleira despenteada pelo meio das costas, e despeja a pergunta na mesa – Quem tá tomando Coca-Cola aqui? – E antes que eu oferecesse um gole, completa – Ah! Só podia ser Fernando!

É que meu colega malemolente é militante ferrenho do antiimperialismo, e também não entra na McDonalds, dentre outras limitações. Seguindo a conversa, um esboço meu de – Ora, que besteira! Não se vive sem Coca-Cola... Existem também outros vícios, até para os naturalistas... E existem outras formas de manipulação, até mais eficazes... Na “vida” – devo ter dito, eu, e foi a deixa: O que você sabe da vida, Fernando?

Sinceramente, não sei... Tentei responder algo, já que fui assim apanhado com tal densa pergunta na hora do almoço, mas deixei permanecer o ar impreciso. Prefiro assim, pois esta vida não me soa muito precisa, muito enquadrada em alguma definição. Porém, ainda que eu não me preocupe muito com tal resposta, tenho certeza de que ela existe. E dentre as minhas muitas suspeitas, acho que as palavras que compõem esta resposta devem ter sido dissolvidas, transformando-se numa calda parda, mais para uma cor indefinível, depois se derramando por cenas como estas:

1 - Enquanto escrevo este texto, meu gato Bartolomeu (não sei o que ele sabe da vida...) se esforça com todo o esmero em destruir a casa.

2 – Vou caminhando pela passarela um pouco vazia, e vem em minha direção um garotinho vestindo a camisa do São Paulo. Coincidentemente também estou fantasiado de São Paulino; Ele me olha, e sorri, ao mesmo tempo para mim e para a mãe, como se dissesse – Olha mãe, ele também torce para o São Paulo! Ou, É nóis, Tricolor, vamo ganhar do Flamengo!!. Dou um sorriso de volta.

3 – No Shopping, na fila do cinema, observo a verve juvenil: Incrível como os adolescentes são cada dia mais barulhentos, como dominam todo o espaço, como gastam tempo, e como encenam... O tempo todo fazem algum tipo, precisam fazer um tipo. Necessário para a idade, provar a si próprio quem é, e o que é capaz de fazer! Coisas da idade!

4 - Abri a janela do meu quarto outro dia e vi que do lado de fora, entre plantas mal crescidas, havia uma calcinha, muito provavelmente atirada de algum dos andares de cima (pois eu não uso calcinha!).

5 – Vejo na TV, pela ocasião dos ataques ao World Trade Center, uma manifestação de estudantes do ensino médio: Fizeram bandeiras dos Estados Unidos e espalharam pelo chão, e por cima, enfurecidos, entornaram litros e mais litros de algumas garrafas de Coca-Cola (vou até perguntar se meu colega da faculdade, nesse tempo não estava infiltrado no movimento). A Coca-Cola agradece...
A vida... Sussurra-me ao ouvido o tempo todo, se insinua para mim, dança, faz birra, se vinga, me espanca... E depois não me resta muito tempo nem disposição para organizar tudo isso em definições e fechar numa gaveta, pregando a etiqueta “O que eu sei da vida”. Imagino que, o verbo da vida, seja ele qual for, com ou sem Coca-Cola, se exprima, assim como o meu nome, no gerúndio. Fernando. Jamais, Fernado.





On June 16 2008 4 Views



Avatar assombradinha

Assombradinha On 25/06/2008

quer dizer que agora sou personagem de um livro seu?! tenha medo! quando li que era coisa sua fiquei temerosa....rs.. mas gosto do seu quase talento! hihihi e me passe logo os meus excertos!


Avatar nessamour

Nessamour On 17/06/2008

aaah, até q enfiiimmm!!

tava na hora...ficar deixando recadinhos sem possibilitar respostas é algo muito malvado!

;)


beijo, querido**


Avatar bebadosamba

Bebadosamba On 16/06/2008

ah, tá. vc voltou! então vou te add hehehe


Avatar olhodomundo

Olhodomundo On 16/06/2008

só sei que só eu comento aqui!




impopular

Favorite impopular

male - 23/02
127 Photos
Salvador, Bahia, Brazil




1 Favorites Groups »

  • your_city

    Your_city

    Show us the dark sides. Show us the glorious attractions. Show us the day-to-day life. Show us the rare events. Show us Your City!. We would like to know it! - Mostre-nos o lado sórdido e o lado glorioso do lugar onde você mora! Mostre-nos o dia-a-dia e os eventos raros! Mostre-nos Sua Cidade! - Muéstranos las gloriosas atracciones. Muéstranos el día a día. Muéstranos los eventos raros. Muéstranos tu ciudad!, nos encantaría conocerla.




Tag - Music
Loading ...