Avatar icaraima

Em uma roda...

Os indígenas encontram nos três reinos da natureza – vegetal, animal e mineral– material para fabricar ornamentos como colares, pulseiras, braçadeiras e brincos. Mesmo sem utensílios apropriados, eles levam anos burilando e perfurando pedras, como o quartzo branco e seixos pequenos; aproveitam dentes, unhas, ossos, bicos e penas de aves; costelas de cobra; conchas de caramujo, asas de besouros; caudas de tatu-canastra; sementes de formas e cores diversas, tipos de taquara e gravetos.

Os índios também incorporam aos seus adereços qualquer objeto dos “civilizados” que eles achem decorativos como chapinhas de metal, moedas e até cápsulas de arma de fogo.

Além dos adereços, é muito comum entre os indígenas brasileiros a pintura corporal que, além da vaidade e do aspecto estético, em algumas tribos é usada como uma forma de distinção de grupos sociais dentro de determinada sociedade indígena. O material para essa pintura são tintas feitas com corantes vegetais, como o urucum (vermelho); a coloração azul marinho quase preta, conseguida com o genipapo; o pó de carvão que é utilizado no corpo sobre uma camada de suco de pau-de-leite, e o calcáreo da qual se extrai a cor branca.

Seus corpos são decorados com desenhos geométricos, alguns complexos e muito bonitos. A escolha das cores para a pintura corporal é importante porque objetiva transmitir ao corpo a alegria das cores vibrantes.


indios brasileiros vestimentas enfeites danças

On September 07 2014 at Bahia, Brazil 44 Views



Avatar pseudokane3_5

Pseudokane3_5 On 11/09/2014

Um amigo apenas, no instante certo, faz surgir muitos outros, faz florir, como bem disseste ao citar a canção...

Nada como um dia após o outro: superar é possível! Inteirar-se, idem.

WPC>


Avatar marisalagoa

Marisalagoa On 11/09/2014

Fico a me perguntar pq as pessoas se incomodam tanto com cultura indígena se foi tudo o que aprenderam,se respeitar seus costumes e seu povo é o que foi passado para eles de geraçao em geraçao.Um dia fui na feira típca do "Recife antigo" e nela encontrei um índio vendendo seus adornos e cada um melhor que o outro e entre compras e conversas ele narrou toda sua vida...muito respeito tenho por eles que vivem de maneira simples e satisfatorias..enquanto nós somos cada vez mais consumistas e insatisfeitos...Yara querida!!!!!


Avatar pseudokane3_5

Pseudokane3_5 On 09/09/2014

Estas formas geométricas magistrais que cobrem estes corpos lindos são encantatórias...

E diversos amigos meus louvam a grandiosidade do Eduardo Galeano. Em breve, mergulharei em sua obra com mais vigor!

Beijo enorme!

WPC>


Avatar icaraima

Icaraima On 07/09/2014

*



Parte do texto em: www.basilio.fundaj


Avatar icaraima

icaraima On 09/09/2014

*


Amo certos termos "Incomuns" muitos deles, encontro nos livros de Mia Couto., um escritor "encantator"





Tag - Cosplay
Loading ...