close

Member Login

Please log in to cast your vote for hera1vez.

Forgot your password?
 
close
You will be charged 0 for this gift when you post your comment.
This gift will be added to your comment for free!
 

Hera Uma Vez...

hera1vez's photo from 3/16/07
Permalink | Share: Email Facebook Other

3/16/07
Foto: Dove pela real beleza



Uma Lenda Sobre a Beleza

Certa vez, por um triste capricho da Fatalidade, o poder do mundo foi cair nas mãos odientas da Vulgaridade.
Que fez a Vulgaridade ao subir ao trono?
Resolveu destruir e aniquilar a sua perigosa rival - a Beleza.

Chamando o Tédio, seu servo predileto, disse-lhe a execrável soberana:
- Detesto a Beleza! Quero fazê-la desaparecer da face da terra. Tens ordem para prendê-la e matá-la de qualquer modo.

O Tédio respondeu:
- Escuto e obedeço, senhora! Mas, afinal, como é a Beleza? Como poderei encontrá-la, se não a conheço?
- Ora, nada mais simples - tornou a Vulgaridade.
- Interroga um poeta qualquer e logo saberás como é a Beleza.

Partiu o Tédio. Encontrando um poeta interpelou-o:
- Como é a Beleza?
Sem hesitar, respondeu o poeta:
- Ainda ignoras? A Beleza é loura, de olhos azuis da cor do céu; sua pele? É clara e rosada, as suas mãos...
- Basta! Tudo o mais que disseres seria fastidioso e inútil. Já sei bem como é a Beleza vou descobri-la por mas oculta que esteja.

E o Tédio partiu em busca da Beleza....Depois de muito caminhar, chegou aos país de Moab, para além do grande deserto. Um camponês repousava sob uma árvore.
- Terás visto, por aqui, perguntou o Tédio, a Beleza que procuro?
- Queres descobrir a Beleza! - exclamou o camponês. Ei-la precisamente ali, ó forasteiro!
E apontou na direção de uma jovem que se encaminhava para a ponte, levando ao ombro um pequeno cântaro.
O Tédio procurou certificar-se. A graciosa rapariga era morena, de olhos verdes e cabelos castanhos
como as filhas de Judá! Mas como diferia da que fora descrita pelo poeta!
Não, não podia ser a Beleza!

- A Beleza fugiu para a China! - informou um peregrino.
Seguiu o Tédio para a China e indagou de um rico mandarim que soltava papagaios de seda:
- Senhor! Teria a Beleza aparecido em vossa terra?
- Apareceu, sim - replicou, alegre, o mandarim. - Ei-la! E com o seu dedo de unha longa e angulada, apontou para uma rapariga ocupada em fabricar lanternas de papel.

O escravo da Vulgaridade preparou-se para executar a ordem que recebera. Enganara-se, porém, o informante. A jovem que o mandarim indicara era pálida, esguia, tinha os olhos amendoados, os cabelos negros e ondulados. Não, aquela não podia ser a Beleza!

O Tédio deixou o país dos chineses e foi em busca de outros climas. Diante dele a Beleza fugia sempre, ocultando-se astuciosamente. Todo o seu esforço tornou-se inútil. Não conseguiu encontrar e destruir a Beleza!

- Eis porque a Beleza floresce e domina, sob aspectos tão diversos, quando a observamos, nos inconquistáveis recantos e países do mundo. Aqui é morena e tem olhos negros, mais adiante é loura de claros olhos de anil. Aqui é viva e alegre, para, além, surgir sentimental e terna!

É que a Beleza, para fugir do mal do Tédio e ao perigo da Vulgaridade, varia sempre e sem cessar!

Malba Tahan


Uma homenagem às mulheres!

Guestbook Comments (2)

tlac, tlac!

(aplausos)

Gostei do flog de vcs
bjos

To leave a comment, please log in by clicking one of the following


or join Fotolog now - it's free!
Connect
(for comments only) or join Fotolog now - it's free!