Avatar guscar2

COMPARATIVO - CHEVROLET PRISMA MAXX 1.4 ECONO.FLEX X SIENA 1.4 ELX

Texto e edição: Gustavo Carmo
Fotos: Divulgação
Fonte de Dados: Revistas Quatro Rodas e Carro (espaço interno)

O tão esperado sedã do popular Celta finalmente chegou ao mercado um pouco metido. Como aquelas pessoas que fazem de tudo para esconder a família, o carro foi lançado com um nome exclusivo, Prisma, e a nomenclatura de versões da linha Corsa e Meriva (Joy e Maxx), diferente das designações Life, Spirit e Super do hatch. Só não ganhou a versão top Premium para não fazer concorrência interna com o Corsa Sedan, principalmente o 1.0, que continua em produção.

Conquistar um público de poder aquisitivo um pouco maior e afastar a imagem de carro popular que o Celta tem foram os objetivos da General Motors. Tanto que usou como conceito de comunicação o slogan: "Sua vida trouxe você até aqui: o seu primeiro grande carro", com um homem na faixa dos trinta anos, casado recentemente, que relembra todos os ícones dos anos 80. Além disso, adotou o motor 1.4 com o sistema Flex que o irmão ainda não tinha (vai ter), com o novo nome de Econo.Flex e reservou o 1.0 para o Classic, o antigo Corsa Sedan, que por sua vez, perde o motor 1.6.

Mas o Prisma não consegue enganar muito a "alta sociedade". A sua frente com os faróis ovalados, grade maior e emblema dourado é a mesma que o hatch ganhou em maio. A plataforma também é a mesma. Mesma também do Classic. Para quem queria passar uma imagem menos popular, a GM bem que poderia oferecer um interior de acabamento melhor. E mudar a política de equipamentos, que como o Celta, limita itens essenciais como vidros e travas elétricos a acessórios nas concessionárias. Deixa para os revendedores itens mais supérfluos como som, tapetes, rodas de liga-leve e detalhes esportivos.
O ponto forte do Prisma é o seu estilo, principalmente na traseira, que não ficou tão copiada do Vectra como se esperava. E claro, o preço.

Apesar do Siena estar prestes a receber a sua terceira reestilização com a linha Palio (a nova geração não foi apresentada no Salão do Automóvel), escolhi o modelo da Fiat para desafiar o Prisma, pois é o único que tem o motor com a mesma cilindrada. Cheguei a fazer uma comparação em off com o Fiesta Sedan, mas o seu motor 1.6 desequilibrou o confronto a favor do Ford e humilhou o Prisma. Vamos ver se com o Siena o duelo é mais equilibrado.

PREÇO - Prisma Maxx (R$ 35.940 contra R$ 40.112 do Siena ELX. Considerando que ambos têm ar condicionado e direção hidráulica. Mas o preço do Siena tem incluso vidros e travas elétricas, que no Prisma é vendido como acessório com preço não divulgado no site).

MOTOR - Prisma (potência variável de 89 (gas) a 97 (álc) cavalos contra 80 e 81 do Siena).

DESEMPENHO - Prisma (aceleração 0-100 km/h, com gasolina, de 11.9 seg. contra 14,7.; retomada de 80-120 em 16,2 contra 21,7, velocidade máxima de 178 km/h contra 164do Siena).

CONSUMO - Siena (consumo médio de 11,75 km/litro contra 10,9, com gasolina. Siena faz 9,8 km na cidade e 13,7 na estrada. O Prisma, 7,6 e 14,3. Com álcool, o Chevrolet faz 5,7 e 9,7. A Quatro Rodas não divulgou os números do Siena com álcool.

SEGURANÇA - Siena (Frenagem a 120 km/h em 69,5 metros contra 80,2 m do Prisma)
CONFORTO - Siena (60,9 decibéis a 80 km/h contra 64 do Prisma).
PORTA-MALAS - Siena (500 litros contra 439)
ESTILO - EMPATE (Apesar do Prisma ser um belo carro, combinando a traseira inédita com a frente nova da linha Celta e o Siena estar prestes a ser reestilizado o empate é porque o perfil dos dois carros é muito parecido).

ACABAMENTO - Siena (Seu interior é nitidamente mais caprichado e é o melhor entre os carros nacionais. É covardia comparar com o espartano Prisma).

ESPAÇO INTERNO - EMPATE (Na frente, o Prisma é mais alto e oferece mais espaço para as pernas do carona. O Siena é mais largo. Já atrás, o Siena vence no somatório da altura e da distância para as pernas. Segundo a revista Carro).

EQUIPAMENTOS - Siena (oferece de série computador de bordo. O Prisma tem o seu pacote simples de equipamentos).
ASSISTÊNCIA - Siena (seis concessionárias perdidas pelo Brasil decretam a vitória do Siena no item e no comparativo geral: 508 contra 502).

RESULTADO FINAL: Fiat Siena ELX 1.4 Flex 7 x 3 Chevrolet Prisma Maxx 1.4 Econo.Flex.






On October 27 2006 7 Views



Avatar allthecars

Allthecars On 28/10/2006

ainda ficaria com o Clio Sedan nessa faixa de preço, pelo conjunto da obra e por já conhecer um bem à fundo :DDAbraços


Default Avatar

Dudu oliva On 27/10/2006

eu quero ter este carro...<A HREF="http://dudu.oliva.blog.uol.com.br/" TARGET=_top>http://dudu.oliva.blog.uol.com.br/</A>





1 Favorites Groups »

  • renault18

    Renault18

    Es un Fotolog dedicado al automóvil Renault 18, pueden ser publicadas fotos de este automóvil, en buen estado, en malo o como sea, una parte de él, de carrera, de rally o lo que sea relacionado con este gran auto Renault.




Tag - Art
Loading ...