Avatar gastronomus

Leitão na churrasqueira americana

Feliz Natal a todos!

Hoje uma receita bem natalina: Leitão assado na churrasqueira americana. Vou colocar duas técnicas: uma mais saborosa e uma mais prática.

Para o tempero, deixamos marinando por 24 horas na geladeira, virando após 12 horas, em uma salmoura na seguinte proporção: 1 colher de sopa de sal para cada copo (250ml) de água. Coloque o suficiente para cobrir o leitão, ele absorverá apenas o necessário e não ficará muito salgado, basta obedecer a proporção. Eu prefiro marinar dentro de um saco plástico grosso, pois economiza temperos, envolve melhor a carne e evita cheiro na geladeira. Jamais marine carnes em formas de alumínio, pois, além do alumínio ser tóxico, interfere no sabor. Pode acrescentar outros temperos na marinada conforme preferir: alho, cebola, pimentas, ervas, etc. Mas evite temperos ácidos como limão e vinagre, pois ressecam e endurecem a carne.

Acenda a churrasqueira com bastante antecedência, com a tampa aberta e as entradas de ar inferiores abertas, para que o braseiro fique bem uniforme. Para essa receita, usaremos a técnica de calor indireto, ou seja, carne de um lado, carvão do outro e, embaixo da carne coloque uma assadeira, de preferência dessas descartáveis de papel alumínio, com água até a metade de sua altura para não ressecar e diminuir a fumaça. Tem quem goste de colocar suco de maçã ou cerveja nessa assadeira. Se sua churrasqueira for redonda, divida o carvão em dois cantos, assim acomoda melhor o leitão e distribui melhor o calor. O importante é que não tenha brasa embaixo da carne.

Técnica 1: Low and Slow (All Night Long)

Pré-aqueça a churrasqueira com a tampa fechada e todos os respiros abertos por cerca de 10 a 15 minutos, depois coloque o leitão com a pele para baixo, tampe a churrasqueira e feche 2/3 do respiro superior e deixe assar por 8 horas. Depois desse período, abra a churrasqueira, complete o carvão, espere que o braseiro forme uma fina camada de cinza por cima, tampe novamente, deixe do respiro superior aberto pela metade e asse por mais 4 horas, virando a pele para cima após 2 horas (para quem gosta de molho barbecue, essa é a hora de pincelar em volta). Se quiser defumar, coloque um punhado de lascas de madeira ou serragem de molho na água por 30 minutos, escorra a água e coloque a madeira no carvão nas últimas 2 horas. Agora é só pururucar e servir. Abra a tampa, espere o braseiro se fortalecer e leve o porco diretamente sobre o braseiro com a pele para baixo por cerca de dois minutos. Sirva imediatamente, de preferência em uma assadeira de barro pré-aquecida para manter o calor.

Técnica 2: Rápido, mas sem atropelo

Pré-aqueça a churrasqueira com a tampa fechada e todos os respiros abertos por cerca de 10 a 15 minutos, depois coloque o leitão com a pele para baixo, tampe a churrasqueira e deixe os respiros abertos asse por 1 hora e meia a duas horas, vire e asse por mais 1 hora e meia a duas horas, com atenção para não queimar a pele. Abra a tampa, espere o braseiro se fortalecer e leve o porco diretamente sobre o braseiro com a pele para baixo por cerca de dois minutos para pururucar. Sirva imediatamente.

Bom Apetite e Boas Festas

Vicente Henrique





On December 25 2009 4848 Views



Default Avatar

100001946651309 On 29/12/2011

muito boa essa idéia, vlw pela dica, vou fazer esse final de ano.....




gastronomus

Favorite gastronomus

unknown - 25/03
68 Photos
Goiania, Goiás, Brazil




Tag - Music
Loading ...