Estimados miembros, os informamos que Fotolog estará inaccesible de forma permanente en las próximas semanas.
El objetivo de esta comunicación es que podáis recuperar todos vuestros datos e informaciones lo antes posible, y en cualquier caso antes del 20 de Febrero del 2016.
Esperamos que podáis continuar con vuestros blogs y compartir vuestras fotos en otras plataformas.
Por favor, haced circular esta información a todos los demás miembros de la comunidad.

Dear members, the Fotolog platform could be permanently unavailable in the upcoming weeks.
We wanted to inform you of this matter, as hosting provider, so you can retrieve your data as quickly as possible and in any event before February the 20th of 2016.
We hope you can continue your blogs and your photos sharing on other platforms.
Do not hesitate to share this information with all other members of the community.

Chers membres, les services Fotolog risquent d'être définitivement inaccessibles dans les semaines à venir.
Nous souhaitions vous en informer, en notre qualité d’hébergeur, afin que vous puissiez récupérer vos données au plus vite et en tout état de cause avant le 20 février 2016.
En espérant que vous pourrez continuer vos blogs et vos partages de photos sur d'autres plateformes.
Pensez également à faire circuler cette information auprès de tous les autres membres de la communauté.

 
Avatar gastronomus

4.1- Lenha ou Carvão?
Ambos oferecem um ótimo sabor à carne. O carvão ganha bastante em praticidade. É mais constante e mais fácil de acender. Existem inúmeros tipos de carvão, mas dê preferência aos de eucalipto. Estes têm boa dureza, durabilidade, queimam uniformemente, retém mais calor e são mais “ecológicos”. Existem também carvões em briquetes, feitos de pó de carvão, amido e, em alguns casos, barro. Também são muito bons, mas assam mais lentamente. O segredo para garantir o melhor sabor às carnes é esperar que o braseiro fique em sua maioria incandescente, com uma fina camada branca por cima. Essa camada é potássio, e é nessa hora que garantimos os melhores sabores ao churrasco. Caso não alcance esse ponto, o carvão estará liberando gases tóxicos e de sabor desagradável. Mas o que fazer quando as brasas estiverem acabando? Coloque a carne em metade da churrasqueira, coloque o carvão novo na outra metade e aguarde que o braseiro se firme antes de espalhar as carnes. Jamais jogue água na churrasqueira. Caso esteja levantando labaredas, levante a carne, mova o carvão, ou quebre o carvão em pedaços menores, quando esses forem muito grandes. A forma de acendimento que eu mais gosto é a mais perigosa: espalhe álcool automotivo pela churrasqueira, afaste-se 3 metros e arremesse um fósforo aceso. Boom! Rapidinho o braseiro se forma em toda churrasqueira.

A lenha exige muito mais prática do churrasqueiro. Pode ser usada de duas maneiras: ao lado da carne, para que asse com a irradiação do calor das chamas, como no fogo-de-chão ou à moda do Sérgio ( http://www.fotolog.com.br/gastronomus/13202849 ), ou queimá-la separadamente e ir colhendo as brasas que se soltam para colocar sob a carne, à moda argentina e uruguaia. O importante é que as chamas nunca toquem a carne. Dê preferência à lenha de eucalipto, pelos mesmos motivos do carvão de mesmo material. A lenha de pinus também é boa, o sabor de defumado fica mais forte, mas enjoativo com o tempo. Tábuas de mangue não alteram muito o sabor, mas queimam muito rápido. São boas para iniciar o fogo. Para acender, encha uma latinha de sardinha com álcool automotivo, acenda o fogo, coloque pedaços menores de madeira por cima e, assim que se incendeiem, vá colocando pedaços maiores em cima. As maiores vantagens de assar com lenha são: economia (com o dinheiro do carvão a gente compra mais carne) e o maravilhoso sabor semi-defumado que confere à carne. Por outro lado, é mais trabalhoso, leva mais tempo até formar brasas e, enquanto se precisa de 4 Kg de carvão para preparar um churrasco para 15 convidados, se quiseres preparar com lenha precisarás de 15 kg de madeira.

Capítulo 4.2: Churrasco na grelha.

Primeiramente vamos diferenciar as técnicas de assar e grelhar: assar é um processo utilizado para peças de carne grande ou inteiras, já grelhar é um processo para cortes menores e carnes mais macias. A maior diferença prática é intensidade do calor. Basicamente, assamos na parte alta da churrasqueira e grelhamos na baixa.

As principais vantagens de se preparar o churrasco na grelha são:
•\tEfetuar o selamento da carne com mais eficácia, conservando seus sucos;
•\tFacilitar a entrada de sal e outros temperos;
•\tPadronizar a altura da carne a ser assada;
•\tefetuar o assamento das carnes mais rapidamente;
•\tpadronizar os tempos de assamento.

As principais desvantagens são:
•\tmaior consumo de carvão ou lenha;
•\tnecessita de maior controle para que carnes mais gordas não levantem labaredas ao pingar no carvão (o que é evitado em grelhas com canaletas em “V” como a da foto);
•\tpara servir muitas pessoas, precisa-se de uma churrasqueira maior.
•\tMenor mobilidade, dependendo do modelo.

Essa churrasqueira da foto é uma típica parrilla argentina, confeccionada em chapa de aço, com tijolos refratários na base, grelha em “V” (coleta a maior parte da gordura que escorre das carnes e deposita em uma calha, evitando que pingue no carvão e levante labaredas, permitindo que grelhe a carne mais próxima do braseiro) com uma prática regulagem de altura, cunha para lenha. Serve 150 pessoas por hora e pode-se usar lenha ou carvão. A única coisa difícil é agüentar ficar perto quando está funcionando à toda, é muito quente.





On September 23 2009 1500 Views




gastronomus

Favorite gastronomus

unknown - 25/03
68 Photos
Goiania, Goiás, Brazil





Tag - Cinema
Loading ...