Avatar ilhaantiga

Barca Terceira - 1948

História dos Transportes - 12

A barca “Terceira”, pertencente a Companhia Cantareira e Viação Fluminense era uma das que faziam a ligação Ribeira – Praça XV, além de ocasionalmente operar na linha Niterói – Praça XV .
Construída no Estaleiro Rodrigues Alves em 1911, transportava cerca de 800 passageiros além de 6 caminhões . Era impulsionada por duas rodas de pás nas laterais, tendo o casco em madeira. Sofreu grandes reformas em 1952, quando a linha de barcas para a Ribeira já estava desativada.
As primeiras barcas a circular, partiam simultaneamente às 4h 50 min da Praça XV e da Ribeira. A última barca para a Ilha partia às 23h da Praça XV, porém as quintas e sábados o horário era adiado para às 0h 45 min.
Na década de 1940, existiam 14 horários diários para as barcas, partindo da Ribeira e outro tanto da Praça XV.
Como na época não haviam radares nem sistemas de rádio – transmissão, em caso de muito nevoeiro a atracação era um tanto ou quanto problemática . Ao se aproximar da Ribeira as barcas lançavam mão do apito, enquanto que na ponte da Ribeira um sinaleiro guiava a barca através de um sino. Apesar desta precariedade de comunicação, nenhum acidente grave foi registrado.

O E – mail: [email protected] encontra-se a disposição de todos para o envio de fotos, escritos ou comentários sobre a Ilha do Governador.




On September 18 2014 at Rio de Janeiro, Brazil 2 Views





Tag - Modelo
Loading ...