Os estatudos do homem
Fica decretado que agora vale a verdade, que agora vale a vida, e que de mãos dadas, trabalharemos todos pela vida verdadeira.
Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.
Fica decretado que a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra, e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresça a esperança.
Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, com o ar confia no campo azul do céu. O homem confiará no homem como um menino confia em outro menino.
Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras.
O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.
Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaias, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.
Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.
Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.
Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo, tenha sempre o quente sabor da ternura.
Fica permitido a qualquer pessoa, a qualquer hora da vida, o uso do traje branco. Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo do que a estrela da manhã.
Decreta-se que nada será obrigado nem proibido. Tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.
Só uma coisa fica proibida: amar sem amor!
Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.
Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas.
A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.
Poxa Drie... chorei agora lendo isso! :(
Realmente... é meu unico desejo nesse momento que aconteça o que aconetecer, a gente ame muito... ame nossa profissao, ame nossos amigos...ame tudooooooooo
beijos... ti amu
Realmente vc merece mais do que se pode permitir nesse mundo.. Mas fazer o que se nem sempre dá pra gente fazer tudo que se deseja.. Mesmo que venha do fundo da alma.. Por isso que apenas te desejo, oro e plasmo para que a felicidade do mundo desabe sobre vc :D:D:D:D
Beijossssssssssss.. love vc..
Estava pesquisando na Net para tirar uma dúvida aqui no jornal e me deparei com a maestria poética de Thiago. O "velho de branco" (Thiago está sempre vestido de branco) está, vez por outra, em nossa redação, conversando com todos e esbanjando boas vibrações. É, realmente, uma pessoa iluminada!!!
Parabéns por ter escolhido as palavras de Thiago para ilustrar seu estado de espírito. Acho que se todos os homens lessem "Os Estatutos" teríamos um mundo melhor ou, pelo menos, mais humano.
Rodrigo Araújo
Amiga to muito feliz por vc..vc é uma das pessoas que eu mais amooo e desejo toda a felicidade do mundo.. te amo muito e conte sempre comigo , sempre....vc sabe disso Bjs e se cuida direitinhu viu?