Avatar espiritosanto

RIO BANANAL

História
A criação do município se deu através da Lei n° 3.982, de 14 de setembro de 1979. A instalação se deu em 31 de janeiro de 1983. O município de origem foi Linhares. O município de Rio Bananal localiza-se a uma latitude sul de 19°, 16’ e 29" e a uma longitude oeste de Greenwich de 40°, 19’ e 13", possuindo uma área de 705 km², equivalente a 1,55% do território estadual. Limita-se ao norte, ao sul e a leste com o município de Linhares e a oeste, com Colatina. Dista de Vitória cerca de 181 quilômetros.
Além da sede, com altitude de 100 m., é compreendido pelo distrito de São Jorge do Tiradentes. O relevo apresentado é fortemente ondulado, sendo que em algumas regiões chega a ultrapassar 700 metros de altura.
A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do município é a do rio Doce-suruaca, cuja área é de 705 km², destacando-se como principais rios o Bananal e o São José.
Município tipicamente agrícola, sendo o café o seu principal produto.

Esse povoado começou por volta de 1929, quando as famílias de Pedro Ceolin, Abramo Caliman, Pedro Rizzo e Alcides Siqueira Campos se instalaram à beira de um rio com bananeiras, daí o nome da cidade: Rio Bananal. Eles vinham de Marilândia em busca de terras férteis que garantissem a alimentação de suas famílias. Descendentes de italianos que sobrevivem economicamente do café, da pecuária e da produção de cereais são a maioria da população de Rio Bananal.

O lugarejo passou a município em 14 de setembro de 1979 e a festa de emancipação, realizada todos os anos, é a principal atração cultural da cidade.

As outras atrações da cidade são a Lagoa Juparanã, a Ilha do Imperador, a Igreja de Santo Antônio e o Seminário Paroquial. A lagoa, localizada entre Rio Bananal e Linhares, possui 90 km de círculo e 38 de extensão por três a quatro de largura. Ela é considerada a segunda maior do Brasil em volume de água.

A Ilha do Imperador, no Pontal do ouro, norte da lagoa, é outra atração. Foi visitada pelo Imperador Dom Pedro II em 1860 e por Getúlio Vargas, em 1954. A ilha mantém vegetação natural e, de lá, tem-se uma vista magnífica da extensão da lagoa e das praias. O acesso é feito por barco.

A Igreja de Santo Antônio, por sua vez, foi construída na década de 50 e pintada pelo italiano Alberto Bogani. Aberto durante todos os dias ao público está o Seminário Paroquial, que possui dois centros de formação religiosa: Centro Vocacional Orionita e o Centro das Irmãs Filhas de Maria Imaculada.

Post by Viviane: [ <A HREF="http://www.fotolog.net/viviz" TARGET=_top>http://www.fotolog.net/viviz</A> ]




On November 10 2004 89 Views



Avatar fulamo

Fulamo On 16/11/2004

Muito legal essa sua idéia de mostrar o nosso estado para todos!!!Eu mesma moro aqui no es desde que nasci e nunca fui à Rio bananal!!!Belo fotolog!!!Parabéns!!!


Default Avatar

Leonardo On 15/11/2004

Manerim lah, mas naum tem NADA pra fazer.......


Avatar adhe

Adhe On 13/11/2004

rio bananal eh realmente um ótimo lugar para se viver.tranquilo e pacato lugarzinho que mora no meu coraçao...


Avatar blue

Blue On 10/11/2004

In the world to Belguim....I`m verry happy to Look your nice Blog.... °)<A HREF="http://y-aaz2.skynetblogs.be" TARGET=_top>http://y-aaz2.skynetblogs.be</A>Kiss




espiritosanto

Favorite espiritosanto

unknown - 25/03
114 Photos
United States




Tag - Emo
Loading ...