Avatar diguimzis

PRIMEIROS SOCORROS PARTE - 2

-= PRIMEIRO PROCEDIMENTO A SE FAZER AO SE OBSERVAR UMA VÍTIMA ACIDENTADA, SEJA QUAL FOR (SUPORTE BÁSICO DE VIDA)=-

Primeiro você chega ao acidente e depois avalia a situação. Se tiver outras pessoas para controlarem a putaria da galera que fica em cima e que incomodam, isso é necessário! É necessário saber também o que aconteceu, saber se foi um trauma ou algo mais simples, pois se foi choque eletríco, será necessário usar material madeira ou plástico para tirar o que tiver feito o cara levar o choque, se foi trauma pesado, não pode mover a vítima mesmo consciente, deve se esperar o antedimento para fazer isso.

Após avaliar tudo rapidamente, use luvas se possível. Depois chegue perto da vítima, perto da cabeça e fique de JOELHOS. Nada de ficar agachado, de quatro, pois se alguem bater em você sem querer, você pode perder o equilíbrio e machucar a vítima.

AGORA VOCÊ TEM 45 SEGUNDOS PARA FAZER TUDO ABAIXO, POIS A VÍTIMA SÓ PODE FICAR 6 MINUTOS SEM O2 OU PODE OCORRER LESÕES, E VC JÁ CHEGOU ATRASO POSSIVELMENTE.

-observe a foto acima para ajudar a compreender melhor!

1- VER NIVEL DE CONCIENCIA
Faça o AVDI, os quatro níveis de consciencia(alerta, verbal, doloroso,inconsciente[se inconsciente alguem deve ligar ambulancia]).

PRIMEIRO veja se a vítima está alerta. Se ela estiver de olhos abertos e falando, otimo ligue a âmbulancia, cuide da vítima ou leve para o hospital dependendo da situação da vítima. Se ela estiver com o olhos fechados, faça o VERBAL, bata de leve acima dos peitos da vítimas falando com a pessoa: "cidadão, cidadão". Se a pessoa reagir, use as mãos para a pessoa não se levantar de uma vez e faça igual ao de cima, se não reagir então você faz o DOLOROSO. Aperte a parte de cima da unha da vítima, se ela reagir, faça a mesma coisa de cima, se não. A VÍTIMA ESTÁ INCONSCIENTE.

OBS:Se está alerta, ou responde verbalmente, ou sente dor e se mexe, é porque o coração bate e ela está respirando, mas se ela estiver INCONSCIENTE então deve ser feito abaixo:

2- VÍTIMA INCOSCIENTE

-Primeiro, incline a cabeça da pessoa para cima com uma mão na testa e outra no maxilar e abra a boca da vítima. Veja se tem algo está obstruindo a boca, se tiver comida, ou chiclete, ou algo, tire.

-Depois faça o VOS(Ver, ouvir, sentir): Com a mão sempre na testa para manter a cabeça da pessoa inclinada para cima estabilizando a coluna cervical,vire a sua cabeça (sempre você se mexe, nunca a vítima) para perto da boca da vítima e apotando o ouvido para a boca e olhando para os peitos da vítima. Nesse ponto, se a pessoa respirar, você vai escutar o ar, vai sentir no rosto e vai ver o peito subindo e descendo. Se a pessoa estiver respirando, isso que dizer que ela está com o coração batendo. Vá cuidar dos ferimentos e sempre observe os sinais vitais da vitima.

3- SE A VÍTIMA NÃO ESTIVER RESPIRANDO
- Após fazer o VOS, se você observar que a vítima não está respirando, com a vítima com a cabeça inclinada faça 2 ventilações na boca tapando o nariz da vítima.

obs: essas duas ventilações são de emergência, pois vc não sabe quando tempo a pessoa passou sem respirar.

Após fazer as ventilações, veja se a pessoa tem pulso colocando o dedo no pescoço da vítima pressionando perto da traqueia.

-SE TIVER PULSO
A pessoa precisa apenas de ar. dê uma uma ventilação e conte 5 segundos até dar a outra, enquanto conta observe o pulso, pois o coração pode parar. Após 5 vezes, faça o VOS e veja se a pessoa está respirando. SE VOCÊ ESTIVER FAZENDO A VENTILAÇÃO CORRETAMENTE, O PEITO DA PESSOA EXPANDE.

-SE NÃO TIVER PULSO.
Então a pessoa está sem ar e sem batimento. Ai você tem que fazer o RCP(Reanimação cárdio pulmonar).

Primeiro bote a palma de uma mão em cima da parte de cima da outra, fechando os dedos da mão que estiver em cima. Você vai fazer a força com a parte debaixo da mão, parte perto do pulso onde se faz mais pressão. Coloque as mãos em cima do esterno e sem dobrar os braços, fazendo força com o corpo todo e usando os ombros, faça 30 vezes a compressão e depois faça 2 ventilações. Em criança abaixo dos 8 anos se faz 3 ventilações e em bebês também. Faça esse ciclo 5 vezes e depois observe se o pulso voltou e/ou arespiração.

Só se deve parar o RCP em três situações.
- A vítima recobrar os sinais
- Chegar o antendimento
- Exaustão (chame outra pessoa para fazer)

-------------------------------------------------------------------

ISSO TUDO TEM QUE SER FEITO EM 45''! e DÁ PARA FAZER. VEJA EM BAIXO A SITUAÇÃO RESUMIDA APÓS CHEGAR A VÍTIMA

Chego e fico de joelhos, vejo que o cara tá com os olhos fechados, bato nos peitos e falo "cidadão, cidadão", aperto o dedo e vejo que ele não faz nada. Abro a boca do cara após inclinar a cabeça do cara e tiro um pedaço de carne de dentro. Faço o VOS e vejo que ele não está respindado. Faço duas ventilações e vejo o pulso. Vejo que ele está sem pulso. Faço o RCP.

LINK:
http://www.bombeirosemergencia.com.br/sequenciarcp.htm




On November 25 2008 1654 Views



Avatar biasouza

Biasouza On 25/11/2008

euheueh exatamente pelo motivo das marcas e da dor, que não tem a mínima condição. eu vejo o estado das marcas dos meninos que jogam, o tempo de cicatrização que leva.. tenho coragem não, prefiro ficar na fotografia mesmo, do lado de fora do campo, protegida pela rede. euheueheu

beijo





Tag - Fairy-tail
Loading ...