Avatar clube_do_remo

DALHE LEAO, 100 ANOS DE EXISTENCIA, AVE CLUBE DO REMO FILHO DA GLORIA E DO TRIUNFO. abaixo a istoria do mais querido do norte. E na foto o maior patrimonio do LEAO, sua imensa NAÇÃO AZULINA.

Grupo do Remo

Um grupo de sete amigos remadores resolve fundar uma associação recreativa, a batizam por sugestão de Raul Engelhard como "Grupo do Remo". Isso aconteceu num sábado, dia cinco de fevereiro de 1905. Quatro meses depois, em nove de junho, eles desenham uma bandeira, um escudo azul marinho com uma âncora e treze estrelas, bem diferente do que hoje existe, para simbolizar a nova associação, que oficialmente foi registrada no dia 15 de agosto daquele ano. Havia apenas 28 associados na ocasião, sendo 20 fundadores do clube, a primeira família azulina. Era o início de tudo.
A história oficial registra datas, personagens, e, de certa forma, a casualidade como essas coisas acontecem, como um clube é criado. Uma casualidade difícil de enxergar nos documentos históricos, mas que fica visível quando se vê hoje a dimensão da família azulina, reunida em torno azul do clube, em torno do leão que o simboliza, em torno de sentimento que hoje é quase centenário.

O primeiro jogo

O primeiro time de football do Grupo do Remo entrou em campo no dia 21 de abril de 1913, contra o Guarani Futebol Clube, mas não há registros do placar. O local do amistoso pareceu simples, a praça Floriano Peixoto, mas a imprensa da época registrou um espetáculo digno do esporte trazido da Ingleterra.
Tanto que no segundo amistoso Grupo do Remo x Guarani, em 13 de maio daquele ano, o noticiário dizia: "É-me grato registrar que o campo se achava marcado de acordo com as regras do jogo britânico, e mais ainda que os jogadores mostraram-se obedecer fielmente as decisões do referee, não havendo, durante o jogo, um foul sequer". O Remo venceu por 4x1.
Foi nesse ano que o grupo começara a adquirir status de clube. Foram formadas uma diretoria e uma assembléia geral, tendo como eleitos Nilo Pena e Carl Schumann.

O primeiro título, a primeira glória

A família azulina crescia rápido. Em 1913, simpatizantes do Grupo do Remo saíram dos times União Sportiva e do Sport Club Pará para formar o futebol no Remo que iria disputar o primeiro campeonato paraense, organizado pela Liga de Futebol.
Naquele ano, estréia do futebol organizado no Pará, o Remo, já com suas camisas de azul forte, sagrou-se primeiro campeão. E não parou mais. Até 1919, o Grupo do Remo conquistaria o heptacampeonato de futebol paraense.
Vale registrar que em 1911 o Grupo do Remo obteve seu primeiro título desportivo, fora do futebol, através da sua equipe de regata, então campeã paraense. O título de certa forma foi uma reação à decisão de dirigentes em extinguir o clube, em 1908. Decisão que não foi seguida pelos desportistas, que começaram a ser campeões.

O Clube

Em 1914, o Grupo do Remo dá lugar na história para o Clube do Remo, mudança de nome que simbolizou na época a afirmação do Leão azul no esporte paraense.
Uma afirmação que se confirmou nos campos, com a seqüência de campeonatos e a vitória sobre o rival no primeiro jogo entre as equipes. Naquele mesmo ano, em 06 de junho de 1914, na inauguração do campo de futebol do Remo, o Paysandu foi derrotado por 2X1. Foi o primeiro entre muitos outros tabus, todos registrados na memória.

O sentimento

Viver um clube é um estado de espírito de cada pessoa, diz o professor e historiador Vicente Sales. É um estado de espírito que se irradia entre a torcida azulina num dia de jogo, que dá força ao braço do nadador numa competição, que impulsiona o salto do cestinha do basquete, que, enfim, move o atleta e o torcedor, personagens apaixonados pelo Clube do Remo. Uma paixão igual à do grupo de remadores que no início do século XX fez brotar o sentimento azul.

PARABENS LEAO

SAUDAÇÕES AZULINAS.




On February 05 2005 244 Views



Default Avatar

RCARDOSO On 05/02/2005

show de bola essa imagem. Leão 100 anos


Default Avatar

TOR_YORK On 05/02/2005

parabéns pra vc. nessa data querida mts felicidades mt anos de vida viva o clube de maior torcida no norte do brasil e o mais querido tb!!!


Default Avatar

NINJA ARTUTA On 05/02/2005

NAO EH PRA QUEM QUER... SO ISSO JA RESUME TUDO.... PODE VER QUEM EH A MAIOR NACAO DO MANGUEIRAO.. NAO EH A TOA Q ESSE ULTIMO RE X PLAY FOI MAIOR PUBLICO DE TODO O NORTE NORDESTE E OLHA Q EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL TEVE CLASSICO.. EU EM... AE LEAOOOOOOO EU TE AMO...ARTUTA 19 ANOS PASSE A RESPEITAR!


Avatar gustavo_soares

Gustavo_soares On 04/02/2005

PaRaBeNs LeAoOoOoOoOo!!!!!!!Oq eu seria sem esse clube???Louca a montagemSaUdAçOeS AzUlInAs


Default Avatar

/marcelow_sabba(sem sacuh p logar...) On 04/02/2005

leaaaaaaaaaaaumm....p sempree...=]]


Default Avatar

/ladymarle On 04/02/2005

Nossa, essa montagem está perfeita, linda!!!!!!!! LEÃO!!!!! Em qualquer situação sempre te amaremos!!!!!!!!!!!!!! 100 anos de Glórias e Triunfos, mesmo na situação em q estamos, NUNCA perderemos a nossa dignidade e a nossas glórias!!Dá-lhe REMO!!!!!!!!!!!!


Avatar arcanjo_x

Arcanjo_x On 04/02/2005

vo robar essa foto pro meu flog!! homenagemleaaaaoooooooooooooooooo


Avatar raonymt

Raonymt On 04/02/2005

eeeeeeegguaaa!! mt linda essa montagem cara!!! d arrepiar essa grande massa azulina aew!! LEAAAOO!!!


Avatar bobpinto

Bobpinto On 04/02/2005

leãooo porra!


Avatar el_cacador

El_cacador On 04/02/2005

PARABENS MEU CLUBE DO REMOO CLUBE DO MEU CORAÇÃOCLUBE DE PERIÇA, O CLUBE HJ CENTENARIO.MEU CLUBE DO REMO, ETERNA PAIXÃO, 100% CAMPEÃO.




clube_do_remo

Favorite clube_do_remo

unknown - 25/03
34 Photos
United States




Tag - Tattoo
Loading ...