Avatar celulas_turma104

->O núcleo é uma estrutura que ocorre nas células eucarióticas. Ele coordena e comanda todas as funções vitais da célula, inclusive a divisão celular. A maioria das células eucarióticas possui apenas um núcleo (mononucleada). Existem também células com dois núcleos (multinucleada).
A estrutura nuclear varia conforme a célula,esteja ou não em divisão. Interfase é a célula que não está dividida. Ela compreende o espaço de tempo que existe em duas divisões celulares sucessivas, Quando está neste período é chamada Interfase. Este grupo tem os seguintes componentes:
CARIOTECA,CARIOLINFA,CROMATINA E NUCLÉOLO.

•CARIOTECA:também recebe o nome de cariomembrana,essa estrutura envolve o
Conteúdo nuclear,sendo assim formado por duas membranas,lipoprotécas,lâmina interna e externa,entre quais tem o espaço denominado perinuclear.
O carioteca tem inúmeros poros,os poros annulli,que são os responsáveis por permitir comunicação entre matéria nuclear e o citoplasma.Nos poros acontece o intercâmbio de substancias diversas entre o núcleo e o citoplasma,inclusive cromomoléulas.
De forma geral quanto maior a atividade celular,maior o número de poros.

•CARIOLINFA:também chamada de nucleoplasma ou suco nuclear,sendo uma massa incolor formada de água e proteínas principalmente,que preenche o núcleo celular.

•CROMATINA:é o representante do material genético localizado no núcleo.Quimicamente,as cromatinas são proteínas conjugadas(nucleoproteínas)sendo o resultado da associação entre proteínas simples e moléculas de DNA.
A cromatima está localizada no núcleo interfásico,com os aspecto de um amaranhado de filamentos longos e finos.denominados cromonemas.
Durante a sua divisão celular os cromonemas ficam mais grossos.Então podem ser vistos separadamente e passam a se chamar cromossomos.

•NUCLÉOLO:é um corpúsculo esponjoso e desprovidos de membranas que está em contato com o suco nuclear.
Ele é formado basicamente de RNA ribossômico associado proteínas.na síntese protéica,o núcleo pode atuar como fontes de grânulos de ribonucleoproteínas,que migram no citoplasma dando origem aos ribossomos,organelas que representam a sede da síntese de prorteinas numa célula.
São células muito ativas na produção de proteína costumam possuir nucléolos bem desenvolvidos.






On July 31 2007 728 Views





Tag - Brasil
Loading ...