Avatar acontecendo

Artigo, na íntegra, publicado no jornal Diarinho em 10/11 de junho de 2006, pela jornalista Vânia de Campos, quando da estréia do espetáculo “Crimes Delicados”.


CRIMES DELICADOS

Maria Callas nunca teria imaginado que sua música seria pano de fundo para a montagem daquele espetáculo. Não naquele teatro de Itajaí, não naquela noite de vento, muito para o público tão eclético que lotou as fileiras meio incrédulo, desconfiado. Os crimes do texto de José Antônio de Souza ganharam sonoridade com Maria Callas. Mas ela não agiu sozinha. Maria fez mesmo foi uma ponta naquele cenário, por onde desfilaram a delicada leveza e a precisão de Melize Zanoni – uma Dalila muito louca, que esteve perfeita, desde o rabo de cavalo até o bico do sapato vermelho sangue. Cenário concebido por Luciano Estevão, o Hugo, marido de Dalila, que mostrou sua força de interpretação. E também estava de vermelho, vermelho sangue. A cor do crime. Aliás, a cor dos muitos crimes noticiados nos jornais que Dalila e Hugo liam o tempo todo. E o jornal cenográfico. Imagina só, era o Diarinho. Pilhas de Diarinho em preto e branco pelo cenário, que trazia uma notícia gigante, um crime qualquer que aconteceu ali na Rua Itália, sei lá quando. Não tinha data, atemporal, como se fosse tão banal que pudesse ser reescrito sempre, só mudando o endereço.
O figurino, numa concepção de Lenita Novaes (a criada Efigênia), teve o vermelho como base. Ela, a Efigênia, entrou e saiu de cena tantas vezes que deu pra perder a conta. E cada aparição, com uma naturalidade surreal, era promessa de enormes gargalhadas. O que devia ser uma peça adulta, pelo que li no libreto, se descortinou como uma comédia, quase um pastelão, de chorar de rir – é só perguntar à meia dúzia de crianças que ora nem piscava, ora se jogava das poltronas. Só não sei se foi mesmo assim que o José Antônio pensou a peça, ou se foi a genialidade do diretor Pépe Sedrez que a transformou nesse negócio. E Efigênia... Acho que eu a conheço há tempos.
Um espetáculo que falou de crimes, da vontade sem sentido de matar por matar, por capricho, porque está na moda. E foi escrita mais de uma década antes da Richtofen. Mataram animais, mataram gente, mataram mesmo? Um papo meio cabeça que esse José Antônio escreveu, mas que nem precisa interpretar muito. Como disse Gu de oito aos, “essa gente não mata ninguém né, mãe?” Será? Esse cara é bom, esse Zé Tonho, um texto que nos aproxima tanto da realidade, mesmo que um jeito meio ácido, que acaba deixando a gente assim, quase íntima do autor.
Eu gostei. Acho que todo mundo gostou. Quem não viu vai poder ver em julho, quando o grupo fará uma temporada no teatro da casa da Cultura, em Itajaí, antes da turnê pelo Brasil. Esse pessoal é daqui, de Balneário Camboriú, gente premiada. E ainda há quem acredite que não temos movimento teatral, não temos grandes atores. Lamento muito, mas eles são demais.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pequenas ressalvas:
•\tAlguns dos componentes do Grupo residem em Balneário Camboriú, mas o Grupo é da cidade de Itajaí, e tem sua sede na mesma.
•\tDevido a problemas de pauta para o teatro da Casa da Cultura de Itajaí, o Grupo não pode estar fazendo a sua temporada no mês de julho, como divulgado no artigo acima. Outras dadas estão sendo estudadas.





On July 28 2006 5 Views



Avatar valeria_oli

Valeria_oli On 08/09/2006

Babysss preciso falar contigo, quero marcar a apresentação de vcs para dia 11 de outubro, contactossssssBeijosValéria


Avatar tespis

Tespis On 29/07/2006

Achei vcs por aqui!!!!Dá um pulo lá no nosso!!!Abraços Tespianos!!!Max


Avatar valeria_oli

Valeria_oli On 28/07/2006

Espetáculo "O Defunto" Dia 31 de agosto de 2006Local: Teatro municipal de Itajaí/SCHorário: 20h 37min Preço do ingresso - R$ 20,00 - meia entrada para idosos, estudantes e professores sindicalizados ao SINPRO/Itajaí e categoria dos teatristas.


Avatar valeria_oli

Valeria_oli On 28/07/2006

super bacana o fotolog de vcs !!!!dia 31 temos "O DEFUNTO" no teatro municipal aguardamos vcsBeijos






Tag - Cinema
Loading ...