Avatar 07tsantos

José Lopes da Silva: um poema a guardar religiosamente

O poema em francês "Cécile de Kerbran", de José Lopes da Silva, editado em 22.03.1959 composto e impresso na Tipografia Silva e Ourêlo, Lda, em Lisboa.
O poeta cabo-verdiano José Lopes da Silva, que também foi jornalista na Revista de Cabo Verde onde, em 1899, manifestou “anseios de que algum dia, embora no derradeiro momento da vida, pudesse ter o prazer de ver estar pobres ilhas independentes e felizes.”




On November 16 2007 517 Views



Avatar 07tsantos

07tsantos On 22/11/2007

Estou neste momento a enviar uma cópia por mail aos amigos fotologuistas, lembrando que é importante salientar que José Lopes da Silva é CAVALEIRO por ter sido distinguido com a "Legião de Honra" em França.
Joman, o meu pai é parente dos Lopes da Silva pelo lado da mãe, era por isso que o José Lopes da Silva o chamava de primo, não pela parte dos Leite.
Mantenha
Tina


Avatar 07tsantos

07tsantos On 21/11/2007

Mil perdões, gente de paz! Ainda não tive vagar para fazer as cópias pois ando numa reviravolta pegada. O fim de semana fora foi com a família, o que me ocupou mais o tempo, fiquei de rastos, e ontem estive a fazer o papel de assistente ao Djack na redacção da história do importante edifício histórico que é o Teatro Municipal de São Paulo - é só irem comprovar no fotolog da Annuska, hahahaha. Hoje vou ao lançamento de "“O Fazedor de Utopias - Uma Biografia de Amílcar Cabral», livro do jornalista e escritor angolano António Tomás, que não conheço, mas cuja apresentação é da responsabilidade de José Eduardo Agualusa, o que motiva uma ida lá. Prometo que antes do fim de semana terei decidido qual a melhor maneira de fazer as cópias, que será em princípio por scanner.
Mantenha
Tina


Avatar 66_esantos

66_esantos On 19/11/2007

Pois é, Melinha, nem sequer foi do passeio, foi da preparação do passeio. Acho que tens razão, que a palavra é "perenes". Tenho de ir ver o resto com lupa, para traduzir tudo o que está em francês.
Joman e Garotão, já pedi a uma amiga de infância que se informe da possibilidade de pedir uma certidão de nascimento da minha bisavó paterna, Maria da Luz (Lovegrove)??? Leite, esperemos que não haja dificuldades.
Mantenha
Tina


Avatar 07tsantos

07tsantos On 18/11/2007

Melinha, como o fotolog só deixa escrever quando bem entende, respondo aqui ao comentário do Nuno, dizendo que vou enviar-te uma cópia da foto da mãe dele, a Haydée, para que lha envies, sempre a poderá guardar com melhor qualidade. Ficamos sempre mais contentes quando conseguimos partilhar uma boa lembrança com os "amigos".
Mantenha.
Tina


Avatar 40_amelia

40_amelia On 18/11/2007

Tina, coloquei na foto anterior, a do baile do Radio Clube, um comentário recebido do filho de uma das bailarinas.
Espero que todos vejam pois o filho ficou muito feliz.
Já estou a ocupar muito espaço, acho melhor apagares o meu comentário anterior.
Um resto de um bom domingo para todos.
Mantenhas Amelia


Avatar 40_amelia

40_amelia On 18/11/2007

Tina, este passeio deixou-te partida.
Acho que a palavra que falta é: perenes venturas.
Será?
Mantenhas e um bom domingo.
Amelia


Avatar joman1

Joman1 On 17/11/2007

José Lopes considerava todos os Leites seus parentes pelo que, por exemplo, tratava Januário Leite por primo. Talvez ele fosse também Leite e daí o "parente" da dedicatória. Enfim mais um link a desvendar.
Seja como for esta deverá ter ser sido uma das suas últimas dedicatórias, pois faleceu em 1962.

Joman


Avatar joaquimsaial

Joaquimsaial On 17/11/2007

Chama-se a isto uma preciosidade preciosa... e fica-se com inveja...
mantenhas
Djack


Avatar 40_amelia

40_amelia On 17/11/2007

Sim Tina, se não dá muito trabalho, também ...uma cópia para mim.
Que belo tesouro tens nas tuas mãos. Aconselho-te, sou mais velha, a fazer uma moldura e colocar lá as duas páginas e a respectiva tradução.
Assim, os teus bisnetos e não só ainda poderão apreciar esta obra de arte.
Continua a procurar mais e mais.
Matenhas amelia


Avatar anniemorais

Anniemorais On 16/11/2007

Tina, q/ tesouro vc tem em maos. Digno de tratamento de papel p/ nao "desvair" c/ o tempo. Infelizmente nao consigo ler o poema.


Avatar bela_marques07

Bela_marques07 On 16/11/2007

Bela homenagem e bela recordação. Este poeta , meu tio Zé Lopes, diz-me muito porque temos uma amizade muito grande, além do parentesco, com toda a família, filhos , netos etc. Uma das neta dele ,Yolanda Morazzo, já tem 80 anos e vive em Lisboa e é também poeta e uma grande amiga da minha mãe.
Quando eu ainda era bébé, tio zé Lopes disse à minha mãe para me pôr um quebrante porque até amor de mãe pode quebrantar. Nunca me esqueço desta história e há descrições de que ele era muito supersticioso.
Tina adoraria ter uma cópia.
Deduzo que ele morreu muito pouco tempo depois desta dedicatória, pois Dezembro de 1959 é o ano do meu nascimento e ele morreu pouco depois.
Belinha


Avatar 07tsantos

07tsantos On 16/11/2007

Nas pesquisas que tenho vindo a fazer ao espólio familiar, a minha mãe acabou por descobrir entre a papelada do meu pai este exemplar do poema em francês "Cécile de Kerbran", do poeta José Lopes da Silva, com a seguinte dedicatória:

“Ao meu parente e bom Amigo e conterrâneo Augusto Silva Santos, distinto Professor do Liceu, como prova de sincera amizade e recordação saudosa.
Com sinceros votos de grandes (?) venturas.
S. Vicente - Cabo Verde
Dezembro de 1959

José Lopes
(aos 87 anos)”

Posso fazer cópias das 6 páginas compostas do poema e enviar aos amigos fotologuistas que estiverem interessados.

Mantenha
Tina




07tsantos

Favorite 07tsantos

unknown - 27/09
119 Photos
Lisboa, Portugal




Tag - Tattoo
Loading ...